Um Dólar Ou Mil?

laitman_243.01Comentário: Seu professor Rabash daria o seguinte exemplo de fé acima da razão: Um amigo lhe emprestou US$ 1.000 e depois devolveu um envelope com um único dólar. Ao ver isso, você deve complementar com fé que a quantia total está lá

Minha Resposta: Se você abrir o envelope e ver que ele lhe deu um dólar, então isso é fé dentro da razão.

Se você verificar e encontrar um dólar lá, mas considerar US $ 1.000, isso é fé acima da razão.

Se você não confere nada, confiando na palavra dele de que a quantia total está lá, então é fé abaixo da razão.

Uma pessoa é informada de algo, ela vive sua vida acreditando, orando, fazendo o que lhe foi ensinado. Isso é chamado de “cumprir mandamentos por hábito”.

Pergunta: Os que têm fé dentro da razão podem ser chamados de ateus?

Resposta: Sim. Para eles, o mundo inteiro é baseado no conhecimento. Eles não tomam nada na fé.

Pergunta: Então, a Cabalá é distinta porque você pode pesquisar e verificar tudo. Mas primeiro, você deve aceitá-lo como um axioma?

Resposta: Você o verifica por si mesmo, para se elevar mais alto, apesar do seu conhecimento. Assim, você está conectado ao próximo nível superior.

Pergunta: O conhecimento é necessário na Cabalá? Antigamente, antes de estudar Cabalá, as pessoas tinham que estudar as sete ciências.

Resposta: Isso era necessário antes, porque camadas da alma dos séculos passados, das gerações passadas, seriam corrigidas dessa maneira. Nos nossos tempos, isso não é mais necessário.

Comentário: Vemos quanto Baal HaSulam escreveu sobre seus estudos de filosofia e psicologia.

Minha Resposta: Naturalmente, porque toda a criação, que é o desejo de desfrutar, teve que ser plenamente realizada. Para isso, era necessário relacionar-se de várias maneiras com o seu desejo – a matéria da criação. Houve até um período em que, para se elevar acima da matéria, você tinha que se torturar: dormir no chão, comer a comida mais simples, vestir trapos, etc.

Em geral, os Cabalistas passaram por diferentes períodos nas maneiras de entender o mundo superior, a correção dos desejos.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 01/04/19