Todo Mundo Segue Seu Próprio Caminho

laitman_222Observação: O desenvolvimento do coronavírus fornece certa ferramenta para a tomada de decisões políticas, econômicas e nos EUA e em outros países. Mesmo que não esteja diretamente conectado, é motivo de um grande número de transformações que poderiam ser feitas no mundo agora.

Meu Comentário: Claro. Existem oportunidades para agir com uma mão forte agora.

Pergunta: É como se um programa estivesse sendo exibido diante de nós. A provocação inicial está definida, e nós, como se nos encontrássemos em uma situação em que não nos movemos simplesmente por inércia em um processo chato com o qual estamos possivelmente bastante fartos. Talvez fosse confortável, mas não muito dramático, dinâmico. Agora o suspense está absolutamente em toda parte.

Sociedades e governos em muitos países estão em desacordo: O que fazer a seguir? Isto é, o vírus já é apenas um pano de fundo.

Qual a eficácia das medidas para a estimulação artificial forçada de setores antigos da economia, emprego e demanda do consumidor? Isso levará à saída da crise ou, pelo contrário, a exacerbará? Há uma controvérsia aguda a esse respeito.

Resposta: Eu acho que se a humanidade se livrasse de muitos setores econômicos inúteis, obviamente faríamos o melhor pela humanidade, a natureza, e o vírus, para que ele se acalmasse. Mas não tenho certeza de que a humanidade esteja pronta para isso.

Agora os EUA ainda seguirão seu caminho de qualquer maneira. Em relação à Europa, acho que o caminho será diferente. A atitude em relação à população é diferente lá.

Ainda mais em Israel. Aqui, o governo não pode dar ao luxo de tratar a população como bem entender: a coisa mais importante é a economia. Aqui, a preocupação com as pessoas deve estar em primeiro lugar. Ninguém deixaria o governo fazer algo pelo bem do tesouro do Estado ou de algumas estatísticas de prosperidade econômica.

Em Israel, há uma atitude especial em relação à vida humana. Sempre foi assim com o povo judeu. É por isso que se o governo cometer um erro e desconsiderar a vida dos cidadãos, estará condenado. O povo imediatamente se levantará e o substituirá. O fato de a vida humana estar acima de tudo está profundamente arraigado na nação.

Pergunta: Em outras palavras, você acha que, neste caso, Trump tem direito a um experimento econômico arriscado que não funcionaria em Israel?

Resposta: Eu não posso nem imaginar isso em Israel. Até onde eu sei as pessoas lá, o governo e tudo o que acontece aqui, é impossível nem pensar nisso.

Qualquer governante em Israel, qualquer partido governante e todos os demais devem proclamar constantemente: “Somos pela vida humana!” Suas críticas mútuas se baseiam nisso: Por que eles se importam menos com as pessoas?

Somente nós realmente nos importamos! Isto é, tudo gira em torno da importância da vida humana. Este não é o caso de Trump. Seu raciocínio é muito simples: competição é competição em tudo.

De KabTV, “O Coronavírus Explode a Velha Economia”, 26/03/20