Terminologia Cabalística: “Quebra Dos Kelim”

laitman_628.2Pergunta: O que é a quebra dos Kelim?

Resposta: A quebra dos Kelim significa um desejo único se quebrando em vários desejos individuais.

Pergunta: Existe um exemplo disso em nosso mundo?

Resposta: Eu duvido, pois até os desejos não são muito visíveis para nós neste mundo. Eu posso te dar um exemplo técnico. Digamos que o motor do meu carro funcione corretamente há muitos anos. De repente, algo aconteceu e ele se desfez em muitas partes diferentes que precisavam ser consertadas, ajustadas e reconectadas.

Pergunta: Os Cabalistas usam a linguagem de uma maneira muito interessante. Você pode dizer “a quebra dos Kelim” ou o pecado de Adão. Esses dois idiomas são diferentes?

Resposta: Sim. O pecado de Adão é a linguagem dos sentidos e a destruição dos Kelim é a linguagem Cabalística ou a linguagem das propriedades mecânicas.

Observação: A linguagem Cabalística é boa na medida em que não evoca nenhuma associação em nós, enquanto a palavra “pecado” está associada aos chamados pecados, embora, em princípio, não tenha nada a ver com eles.

Meu Comentário: Sim, é isso. Mas então, quando você mergulha na ciência da Cabalá e entende como ela define cada estado, não importa como o designamos.

Pergunta: Por que os Cabalistas do passado não explicaram isso? Somente os Cabalistas mais recentes Baal HaSulam e Rabash começaram a explicar os termos Cabalísticos.

Resposta: O fato é que as gerações anteriores eram mais simples, não eram tão confusas ou cheias de egoísmo, nem viviam em um mundo tão complexo quanto nós. Portanto, tudo estava claro para elas.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 17/06/19