Sofrimento Ou Alegria?

laitman_527.09Pergunta: O Livro do Zohar diz que não existe uma única folha de grama que não tenha alguém designado acima que a golpeia e diz para crescer. O que isso significa?

Resposta: Primeiro, o crescimento ocorre apenas sob pressão de cima.

Pergunta: Isso é feito através do sofrimento?

Resposta: Isso não é feito necessariamente através do sofrimento. Mas, em princípio, sim, porque a pressão é sofrimento. Isso está sofrendo pelo crescimento.

Portanto, o que é sentido como sofrimento, por um lado, também pode ser sentido como alegria e prazer. Por outro lado, depende do que uma pessoa se identifica. Se eu só penso na calma do corpo, então me comparo e me medo apenas em relação a essa calma. E se me elevo acima da calma do corpo e acredito que algo precisa ser alcançado, fico feliz por estar avançando, produzindo algo.

Pergunta: Isto é, a natureza nos desenvolve e não nos permite descansar?

Resposta: Esse é o ponto. Se eu permaneço no meu estado, não quero entender a natureza e fazer qualquer esforço para me desenvolver, então sofro. Então, para mim, a força do desenvolvimento é sentida como algo negativo. Eu não quero me desenvolver; só quero paz.

Se, pelo contrário, eu quero me desenvolver, o que quer que aconteça comigo sob a influência da força superior é uma alegria para mim.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 10/06/19

Comente