Saindo Da Quarentena, Parte 1

627.2O Mundo Inteiro De Licença Médica

O levantamento das medidas de quarentena parece tirar um peso enorme da mente de uma pessoa, permite respirar um pouco e devolve cor à sua vida. Ela não se sente mais com a corda no pescoço.

Não deveríamos estar felizes com isso? Mas, por outro lado, tendo tido tempo para fazer uma pausa e pensar, entendemos que a vida antes do coronavírus não era tão despreocupada. Então, vale a pena voltar para a corrida anterior?

Não percebemos que nosso desenvolvimento estava errado. Como uma sociedade egoísta, passamos de um golpe para outro, de uma crise para a outra. Nunca alcançaremos a felicidade dessa maneira, porque estamos apenas tentando evitar os golpes, para escapar dos problemas que constantemente nos vencem.

Ninguém desfruta de uma vida assim, como se diz: “Contra a sua vontade você nasce; contra a sua vontade você vive; e contra a sua vontade você morrerá”. Simplesmente nos acostumamos ao fato de que essa é vida e a aceitamos como algo dado por falta de escolha.

E eis que vem o coronavírus e, pela primeira vez na história estamos começando a sentir que fazemos parte de uma humanidade. Esse golpe atinge todos. É como um corpo humano que se espalha por toda a Terra: a cabeça está na América, o corpo na Inglaterra, uma mão na Rússia, a outra na América do Sul e as pernas na Austrália.

De repente, esse corpo recebe um golpe em um instante, depois outro e outro. Não é que primeiro um lugar seja atingido e depois outro. Não, o golpe atinge todos de uma vez. É que todo mundo sente isso de maneira diferente, assim como todos os órgãos do corpo percebem a dor de maneira diferente.

O coronavírus nos fez sentir que estamos todos conectados em um sistema. Esta é uma grande descoberta. De repente, o mundo inteiro ficou abalado de uma vez só porque os preços do petróleo caíram, um vulcão entrou em erupção ou um tsunami atingiu a terra. O problema não atingiu nenhum setor em particular. Em vez disso, todos os sistemas deixaram de funcionar. E não é culpa deles. Isso aconteceu por causa do fator humano.

O homem parou de trabalhar! Isso nunca aconteceu antes em tal escala em todo o mundo. O homem está doente e não pode trabalhar. Essa é uma prova definitiva do fato de que é hora de pensarmos na sociedade humana como um sistema único, onde todos estamos conectados, dependemos um do outro e devemos cuidar um do outro. Não há espaço para competição ou vírus semelhantes nos derrubarão cada vez mais.

É por isso que o coronavírus pode ser considerado um redentor da humanidade. Este não é um vírus, mas uma revelação global do fato de que a sociedade humana é uma comunidade integral conectada com laços em todas as direções.

Ninguém pode se sentir bem se alguém no mundo se sente mal: ou todos nos sentimos mal ou todos nos sentimos bem. Esse insight vem graças ao coronavírus. Segue-se que o vírus não é um desastre, mas um remédio que curará um pouco a humanidade, corrigirá sua visão, aproximando-a da verdade.

De KabTV, “Nova Vida # 1232”, 05/05/20