Quem Tem Medo Da Educação?

Dr. Michael Laitman

Da Minha Página No Facebook Michael Laitman 14/05/20

Frequentemente, quando digo que a COVID-19 está educando a humanidade, as pessoas estremecem um pouco, como se eu dissesse algo inapropriado. As pessoas não gostam de ser educadas; elas gostam de estar no topo, e educação significa absorver o conhecimento de outra pessoa, o que coloca o educador acima e o aluno abaixo. Mas e se você soubesse que o professor não queria nada além do que é melhor para você? E se você soubesse que o professor o amava e queria que você fosse bem-sucedido e tivesse a melhor vida possível? Você não aprenderia com prazer?

Todo o nosso problema é que pensamos que estamos em guerra com a natureza, por isso estamos tentando dominá-la. Mas a natureza nos criou; não podemos estar acima dela ou vencê-la, por mais que tentemos. Além disso, a natureza não deseja nos prejudicar. É harmoniosa e mantém todos os seus componentes em harmonia mútua. Os seres humanos são o único elemento da natureza que resiste a essa harmonia e quer estar no topo.

Ao nos forçar a se colocar em quarentena, a natureza nos mostrou sua beleza, chegou às nossas portas (muitas vezes literalmente), limpou o ar e a água, e nos educou sobre os danos que causamos a nós mesmos e ao nosso redor o tempo todo.

Agora que estamos saindo dos bloqueios, podemos optar por manter a harmonia com a natureza, ou descartá-la e retomar nossas festividades autoindulgentes. Se escolhermos o primeiro, a natureza nos recompensará dez vezes. Estaremos muito mais saudáveis, seguros e felizes do que nunca. Se escolhermos a autoindulgência, a natureza, como um professor vigilante, punirá novamente, mas com mais severidade, pois não teríamos aprendido da primeira vez. A escolha, como sempre, é nossa.