“Por Que A Economia Deve Ser Reaberta?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que A Economia Deve Ser Reaberta?

De fato, muitos países, incluindo aqueles onde novos casos de coronavírus estão sendo relatados regularmente, começaram a reabrir suas economias.

Por que a economia deve ser reaberta, especialmente considerando que a cura para o vírus ainda não foi encontrada?

Foto acima por Iwona Castiello d’Antonio no Unsplash

O problema é que muitas pessoas precisam pagar muito caro apenas para viver suas vidas com suas necessidades, colocando comida na mesa e mantendo um teto sobre suas cabeças, e elas dependem da economia em movimento para fazer isso.

Poderíamos fazer a pergunta de maneira diferente: o que faríamos se não reabríssemos a economia?

Revelaríamos então um problema maior, que não sentimos, pensamos ou agimos como uma sociedade unificada. Enquanto divididos, sucumbimos aos interesses de várias pessoas e grupos que brincam com poder e extrema riqueza, nenhum dos quais prioriza o benefício do público.

Como, então, poderíamos tomar uma decisão sobre o que beneficiaria mais a sociedade?

Teríamos que começar conscientizando nossa estreita interdependência, de que os pensamentos e comportamentos de uma pessoa afetam os pensamentos e comportamentos de todos os outros.

O reconhecimento de nossa interdependência deve abrir caminho para nos tornarmos mais responsáveis ​​e cuidadosos um com o outro, visto que mesmo se considerarmos apenas nosso benefício pessoal, quando percebermos que somos interdependentes, perceberemos que nossa felicidade, saúde e segurança estão ligadas à felicidade, saúde e segurança de todos à nossa volta.

Quanto mais reconhecêssemos nossa interdependência e aumentamos nossa responsabilidade e consideração mútuas na sociedade, mais reconheceríamos também que o capitalismo e a competitividade egoísta não servem mais como combustível positivo na humanidade interdependente de hoje.

O coronavírus agiu como uma dura lição de interdependência global. Ele mostrou a grande extensão de nossa dependência de cada um de nós, seguindo as ordens de cada departamento de saúde do governo para impedir a propagação do vírus, e como uma epidemia na China se expandiu rapidamente para se tornar uma pandemia mundial.

Enquanto o coronavírus ilustrou claramente nossa interdependência em termos de saúde e economia, seria sensato ver como somos interdependentes em muitos outros aspectos, e como todos nós dependemos um do outro em relação responsável e considerável – que pelo menos não iremos fazer aos outros o que nós mesmos odiamos e, além disso, buscaremos como contribuir positivamente para a sociedade de acordo com nossa capacidade.

Por fim, para ter uma vida mais saudável, equilibrada e harmoniosa, precisaremos alcançar um estado em que cada pessoa receba muito cuidado e apoio. Continuaremos enfrentando cada vez mais desafios que abrangem a saúde, a economia e as relações humanas em geral até que façamos isso.

Comente