“O Que O Mundo Aprendeu Com A Pandemia De Coronavírus?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que O Mundo Aprendeu Com A Pandemia De Coronavírus?

O mundo ainda está aprendendo com a pandemia de coronavírus uma dura lição sobre o quanto dependemos um do outro.

Ela nos mostrou o quanto a nossa saúde depende de outras pessoas manterem a higiene pessoal e as condições sociais de distanciamento.

Também nos mostrou o quanto precisamos e sentimos falta um do outro quando nos deparamos com condições prolongadas de ficar em casa e como a nossa economia está mal equipada para lidar com essa situação.

Muitas pessoas ficam desempregadas, sem negócios e não veem futuro à vista, por um lado, e por outro lado, uma elite financeira que continua lucrando bilhões à custa de tais pessoas.

Eu espero que o mundo continue aprendendo com essa pandemia, pois acho que há muito mais sugestões que a sociedade ainda não realizou.

Foto acima por Alec Favale no Unsplash.

Por exemplo, seria sensato saber que nossa definição de sucesso precisa urgentemente de revisão.

Em vez de equiparar riqueza a sucesso, como fizemos até hoje, precisaremos começar a equiparar contribuição positiva à sociedade com sucesso.

Podemos ver alguns sinais de tal movimento durante a pandemia nos elogios que os profissionais de saúde recebem por seus esforços para ajudar a quantidade muitas vezes incontrolável de casos de coronavírus.

No entanto, precisamos internalizar ainda mais essa redefinição de sucesso, pois nossas conexões sociais, compromissos de vida, trabalho e valores sociais derivam disso: não há nada de bem-sucedido em ser individualmente bem-sucedido e rico à custa dos outros. O sucesso está na criação de uma sociedade conectada positivamente, na qual seus membros assumem responsabilidade e cuidam uns dos outros, contribuem para o bem-estar mútuo e promovem uns aos outros a necessidade de centrar o foco de todos em beneficiar os outros em vez de beneficiar a nós mesmos.

O mundo está aprendendo sobre a necessidade de ser mais atencioso com todos, pois todos dependemos um do outro. No entanto, acho que um “empurrão” extra em nosso nome para implantar ainda mais esse entendimento servirá para nos equilibrar melhor com a interdependência e a interconectividade mais rígidas que a era do coronavírus nos revelou.