O Que Devemos Permitir Que As Crianças Façam E O Que Deve Ser Proibido?

laitman_962.1Pergunta: Em uma escola em Israel, um aluno da quarta série atinge professores. De fato, o comportamento das crianças nas escolas se tornou, se não agressivo, incontrolável. Isto é, a criança, de acordo com as observações do professor, pode atingi-lo e empurrá-lo, sem mencionar que ele pode simplesmente contradizê-lo.

Onde está a linha entre permitido e proibido quando uma pessoa cresce, entendendo suas capacidades e, ainda assim, não ultrapassando os limites da incontrolabilidade?

Resposta: Depende da educação. De acordo com o que você dá a uma pessoa, você pode permitir que ela esteja dentro de certos limites.

Pergunta: As crianças podem ser punidas?

Resposta: Depende da punição e de como ela é percebida.
A punição deve ser vista como uma correção. Quando pego um filho e pergunto:
“Você fez a coisa certa?”
– Não.
“Por que você fez isso?”
– Eu queria. Pareceu-me.
“Você entende que há um diabinho em você que está pressionando você a fazer isso?”
– Sim.
“Como podemos tirar esse diabinho de você? Tente pesar seu ato e punição. O castigo não será mais um castigo, mas uma correção para que da próxima vez você não ouça esse diabo do mal, para que ele não permita que você faça coisas estúpidas! ”

Discutimos isso com ele. Então ele próprio pesará a situação e dirá o que pensa sobre isso.

Pergunta: Então parece um jogo?

Responta: Este não é um jogo; isso está agindo nos erros. Está corrigindo os erros da natureza.

Pergunta: Você disse que um juiz é alguém que pode julgar a si mesmo sobre seu próprio egoísmo. Como uma pessoa pode mudar para uma posição como essa para poder ver a si mesma no presente, a si mesma no futuro e ainda julgar a situação corretamente, se for, por exemplo, uma criança?

Resposta: Há muito o que aprender. É necessário comparar todos os fatos, estudar a natureza da humanidade e do mundo ao nosso redor, de alguma forma explicar a ciência da Cabalá e revelá-la a todos, incluindo as crianças. Precisamos estar abertos a elas, conversar sobre nossos problemas e sobre nossa natureza como aquilo que existe em nós e não depende de nós, e discutir como podemos combater isso e como podemos equilibrá-lo. Tudo isso deve ser objeto de julgamento.

Então a pessoa começará a se relacionar objetivamente consigo mesma e com os outros. Ela entenderá: “Sim, essa é minha fraqueza, mas essa é a dele. Como podemos equilibrar as forças negativas e positivas?” Só assim posso chegar à sociedade certa.

O mundo, dia após dia, mostra que não podemos educar uma pessoa sobre nada, exceto a atitude correta em relação ao mundo, a nós mesmos e às pessoas. E é isso.

Pergunta: Em que essa atitude correta deve se basear?

Resposta: O relacionamento correto deve se basear na realização do mal e do bem, do qual somos compostos, e como podemos equilibrá-los em nós mesmos, nos pais, nos filhos e entre todos. Relações são objetivas, relações são totalmente abertas! Não esconda nada.

O que devo esconder? Eu sou criado dessa maneira e tenho que me consertar. Como a sociedade pode consertar a mim, meus pais e tudo mais? Todos devem ser assim. Então, todos nós estamos envolvidos na autocorreção aberta. Essa deve ser a escolaridade.

Pergunta: O que as crianças podem fazer e o que não devem fazer?

Resposta: Eu dei dinheiro ao meu filho aos 16 anos para viajar pelo mundo inteiro. Ele esteva na Europa, Índia e vários outros países. Depois disso, ele voltou e disse: “Nunca mais”. É isso que eu quero. Eu queria que ele visse tudo isso para que ele entendesse que não era dele.

Por que estou dizendo isso? Deve ser permitido.

Pergunta: E o que pode ser permitido para crianças na escola primária ou na idade pré-escolar, para que elas entendam que devemos ser guiados por certos valores, que esses são nossos alicerces e que outros são valores contrários que não podemos adquirir?

Resposta: Eu não sou psicólogo, especialmente não um psicólogo infantil. Só sei que precisamos criar um filho de acordo com suas inclinações e, o tempo todo, devo lhe mostrar um exemplo. Exemplo! As crianças são criadas por exemplos.

Hoje temos muitos exemplos de todo o mundo que nossos filhos veem e, portanto, esse é um grande problema. Eu acredito que é necessário organizar um ambiente certo e sério ao redor de uma pessoa, porque somente isso pode educá-la.

O mais importante é dar o exemplo. E se a pessoa tem maus exemplos, incluindo todos os tipos de filmes sobre ladrões, bandidos, estupradores, etc., então, naturalmente, ela crescerá assim. Ela involuntariamente se tornará assim, porque absorve esses exemplos e os descreve em si mesma, como se os estivesse copiando e finalmente repetindo-os.

Hoje é você quem pinta o mundo futuro em pessoas pequenas. Elas vão crescer e começar a implementá-lo. Você deve reunir tudo e fazer tudo em nome da próxima geração. Isso deve ser parte integrante da política estatal e mundial.

O principal problema que a humanidade enfrenta é a educação; ela é necessária para tornar a próxima geração correta, feliz, sábia e gentil.

Observação: Há uma base muito profunda no fato de que nas famílias judias, e em Israel em particular, as crianças têm permissão de tudo. Elas podem fazer tudo. Isso instiga nelas certa coragem e desejo de risco. Elas não têm medo de nada, pois o medo não é criado nelas.

Meu Comentário: Eles não as pressionam porque, sob pressão, o sentimento de confiança de uma pessoa no mundo desaparece. Assim elas nascem confiantes, autoconfiantes, arrogantes e assim por diante. Mas ainda assim, essa atitude em relação ao mundo que “o mundo está abaixo de mim” é a propriedade certa. Uma pessoa deve se sentir assim.

Mas, tratando o mundo assim, eu o vejo com amor? Estou olhando da maneira certa? Ou de uma maneira puramente consumista e egoísta? Esse já é um problema. E hoje, não está realmente sendo resolvido.

Pergunta: Como podemos inserir o amor dentro de insolência e autoconfiança, para que se torne confiança e respeito; algo que conecta uma pessoa com outra e não repele as pessoas umas das outras?

Resposta: Não podemos fazer isso se não direcionarmos a humanidade para o poder superior da natureza. Toda a natureza é governada por uma força superior. Toda a natureza é organizada, acabada e aprisionada apenas para levar a pessoa ao seu melhor e mais alto estado.

Se uma pessoa recebe essa direção, ela interpreta corretamente tudo o que acontece na vida com as pessoas e com a natureza, e sabe como usar corretamente todos esses dados.

De Kab TV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 03/12/19