Encaixe-se À Natureza Como Parte Integrante

laitman_741.02O comprometimento da saúde de cada pessoa é um comprometimento do equilíbrio no sistema geral chamado Adão, porque é construído à imagem e semelhança de uma pessoa.

O que isso significa? Nos níveis inanimado, vegetativo, animado e humano da natureza, existem sistemas que interagem entre si. Eles são totalmente integrais, se complementam mutuamente, completamente completos e destinam-se aos seres humanos para usá-los corretamente e melhorá-los através do uso fiel deles para se tornarem semelhantes ao Criador. Então, através de todos esses sistemas, ele começará a sentir um vasto mundo superior que inclui absolutamente tudo.

Em nosso mundo, vemos a integralidade no nível da natureza inanimada, vegetativa e parcialmente animada. Na natureza humana, não percebemos isso, porque nós mesmos estamos nesse nível.

Por exemplo, vemos como perturbamos o equilíbrio da natureza inanimada: emitimos gases, aquecemos a atmosfera, bloqueamos rios e interrompemos os processos naturais. No final, tudo sai pela culatra da maneira mais desagradável.

No entanto, a natureza é intencionalmente criada para ser harmoniosa, de modo que nos encaixemos nela como a camada mais alta de harmonia. No entanto, quando os seres humanos começam a interferir na natureza com as mãos sujas e desajeitadas, eles apenas a prejudicam. Nós a quebramos constantemente para adequá-la ao nosso egoísmo e acreditamos que estamos fazendo a coisa certa, que a natureza não é um organismo vivo inteiro e enorme.

Além disso, seus níveis inanimado, vegetativo e animado estão conectados entre si e participam juntos de uma interação integral comum. E os seres humanos são criados de tal maneira que gradualmente se encaixam nessa natureza como parte integrante, estudando e complementando-a com sua participação sensata.

Infelizmente, porém, isso não está acontecendo porque somos egoístas, estamos originalmente dispostos contra a natureza inanimada, vegetativa e animada. Portanto, com o nosso egoísmo humano, que é superior a esses níveis, não nos encaixamos na natureza, mas, pelo contrário, começamos a quebrá-la para nos servir.

Por muitos milhares de anos, as pessoas estavam fazendo o que queriam com a natureza. E a natureza, como juiz impecável, nos castiga. Pelo contrário, nem sequer pune, mas simplesmente compensa as distorções grosseiras e irracionais que trazemos para ela.

Portanto, só podemos falar sobre saúde levando em consideração todo o organismo inanimado, vegetativo, animado e humano, isto é, toda a natureza e mais ou menos compreendendo como deve estar na interação correta entre todas as suas partes, como pode compensar e complementar todos os seus níveis.

Então, enquanto mantivermos nossa saúde, seremos capazes de ascender a níveis mais altos de realização, adesão com a vasta natureza integral.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 15/03/20

Comente