Desmistificando O Mito Em Torno Da Matan Torá (Entrega Da Torá)

Dr. Michael Laitman

Da Minha Página No Facebook Michael Laitman 28/05/20

Hoje estamos comemorando a entrega da Torá. Segundo a tradição, neste dia, cerca de 3.400 anos atrás, o povo de Israel estava ao pé do Monte Sinai e recebeu a Torá. Aliás, está escrito que quando Moisés desceu do monte com a Torá em suas mãos, ela estava escrita em duas tábuas. Depois, a Torá foi escrita em pergaminho, depois em papel e, finalmente, em tábuas novamente, então, nesse sentido, fizemos um círculo completo.

No entanto, o que é realmente importante é o que a Torá é e por que ela foi dada. Está escrito que o Criador disse: “Eu criei a inclinação ao mal; Eu criei a Torá como um tempero”. Em outras palavras, a Torá é algo que corrige, melhora. A palavra “Torá” vem da palavra Ohr, que em hebraico significa “luz”, ou seja, uma força, a energia que muda nossa inclinação ao mal, egocêntrica, para o bem, ou seja, a doação. De acordo com a sabedoria da Cabalá, qualquer outra explicação do significado da Torá é um mito.

Outro mito diz respeito aos pretendidos destinatários da Torá. O povo de Israel que saiu do Egito e recebeu a Torá descendeu do grupo inicial de Abraão. Abraão não era judeu. Nos seus dias, não havia o povo judeu. Abraão era babilônico, e encontrou uma maneira de consertar a inclinação ao mal que se espalhava por seu país e ofereceu suas ideias a quem quisesse ouvir. As pessoas que gostaram de suas ideias e se uniram a seu redor mais tarde ficaram conhecidas como o povo de Israel. Quando o povo de Israel recebeu a luz, a força de correção chamada “Torá”, eles estavam apenas seguindo o legado de Abraão de corrigir o ego, a inclinação ao mal.

Portanto, a Torá não é para os judeus; é para todos, já que todos são egoístas e todos nós precisamos de uma força que nos corrija, pois claramente não podemos nos corrigir. E o mito final deste post diz respeito à maneira de receber a Torá – a força corretiva. Segundo a Cabalá, receber a força não tem nada a ver com o judaísmo, e tudo a ver com a unidade. Para receber a Torá, Israel teve que se unir “como um homem com um coração”. Somente depois que fizeram isso, eles receberam a força da correção para seus egos e, uma vez unidos, tornaram-se a nação israelense. Portanto, qualquer pessoa que realmente deseje se unir a todas as pessoas, trazê-las para o coração, receberá essa força corretiva e essa será a recepção da Torá.

Feliz Matan Torá para todos.