Dê A Este Mundo

laitman_562.03Pergunta: Quando o cuidado com os problemas corporais pode ser a melhor ação espiritual? Será que um Cabalista transfere a responsabilidade por seus fracassos ou ociosidade para o Criador? Como não podemos nos confundir aqui? Que diretrizes temos?

Resposta: O Criador atribui deveres ao homem e o homem os repassa ao Criador? Parece bom, mas não é assim. Recebemos nosso mundo, nossos atributos, tudo o que existe em nós para interagir adequadamente um com o outro e com o Criador.

Os problemas corporais foram dados a nós para mantermos todos os estados do mundo. Ninguém está forçando você a trabalhar 20 horas por dia, realizando trabalhos primitivos. Você pode trabalhar em qualquer outro lugar. Esse é o seu negócio.

Mas a Cabalá diz: “Você deve ganhar a vida.” Você não tem o direito de viver à custa de outras pessoas. Você deve trabalhar mesmo se tiver pais ricos.

Você pode optar por não receber dinheiro ou doá-lo, mas deve trabalhar. Trabalho e salário não são a mesma coisa. Todos devem produzir algo no mundo, e os salários não têm nada a ver com o trabalho em si.

Há pessoas que são pagas e não trabalham. Há quem seja voluntário e não seja pago. Mas devemos trabalhar.

Quando comecei a estudar com o Rabash, eu tinha meu próprio negócio e o encerrei. Eu disse ao Rabash que, de acordo com meus cálculos, podia me dar ao luxo de não trabalhar por quatro anos. O que tinha era suficiente para mim e minha família.

Mas ele disse: “Não. Esse é o seu cálculo com o seu dinheiro, mas o cálculo com a sua alma é diferente. Se você deseja encerrar seus negócios, vá em frente, mas ainda precisa trabalhar pelo menos quatro a seis horas por dia”. E continuei trabalhando quatro horas por dia porque, além disso, passava muito tempo com ele.

Isto é, você deve dar ao mundo. E quanto a receber, esse é o seu negócio.

Pergunta: Como posso saber se o que quero está acima da minha necessidade?

Resposta: Cada pessoa deve determinar isso por si mesma.

Você deve participar da lição matinal por três horas por dia e passar mais uma ou duas horas na lição da noite. Seis a oito horas vão para o seu trabalho profissional. Você também deve prover sua família e, depois disso, fazer o que quiser. Quaisquer outros cálculos não têm sentido. Mas você deve saber que, desde o início, deve separar três horas para estudar.

De KabTV,“Fundamentos de Cabalá”, 05/01/20

Comente