Como Todo Mundo

laitman_294.4Pergunta: Suponha que emprestei mil dólares a alguém e ele me devolveu um envelope com um dólar. Como devo me comportar neste mundo?

Resposta: Neste mundo, você não pode se comportar de maneira espiritual se estiver cercado por pessoas comuns e não espirituais. No mundo corporal, você precisa seguir pela fé dentro da razão. Você pode avançar pela fé acima da razão apenas em um grupo de Cabalistas com a mesma opinião.

Pergunta: Quando um Cabalista atinge o nível em que o mundo inteiro se torna uma projeção do Criador para ele?

Resposta: Essa é a sua realização pessoal. Você não pode ver que um Cabalista age de maneira diferente de todos os outros e tem uma atitude irreal em relação ao mundo. Não há nada de especial ou estranho nele.

Pergunta: Digamos que o Baal HaSulam, ao fazer uma compra em uma loja, deu ao vendedor US $1.000 e recebeu troco de US $500 e US $1. Como ele reagiria a isso?

Resposta: Ele exigiria a mudança porque existem tais leis em nosso mundo. Em todo grau em que interajo com a realidade, devo agir de acordo com ela.

Comentário: Mas por trás de todos os vendedores, ele sentiu uma única força: o Criador.

Minha Resposta: Isso não importa. Precisamente para sentir o Criador e estar no estado correto com Ele, ele deve exigir a mudança, porque, nesse nível, é assim que o Criador estabelece as leis. Afinal, as leis egoístas do nosso mundo também são estabelecidas pelo Criador.

Pergunta: Acontece que, mesmo que a alma de uma pessoa esteja em um nível diferente, em um estado diferente, ela ainda vive na sensação deste mundo. Enquanto existir, ela deve se comportar como todas as outras pessoas?

Resposta: Você não sentirá nada de diferente nela. Nada mesmo! Ela gosta de comer boa comida, dormir e passear. Você não verá nada de espiritual nela.

Pergunta: Qual é a diferença?

Resposta: Essa diferença não se manifesta em relação a você. Ela está em um relacionamento diferente com o Criador. O Criador se revela a ela, e ela se revela ao Criador. Nesse grau, eles estão conectados um ao outro. Além disso, ela também quer que todos os outros habitantes deste planeta atinjam pelo menos o mesmo nível que o dela.

Pergunta: E se um Cabalista, por exemplo, viajar. Além de tudo o que ele vê e ouve, ele também sente quem lhe dá isso: o Criador?

Resposta: Claro. Essas são suas sensações pessoais.

Pergunta: Ele desfruta da jornada em si, da comida e das belas paisagens, e também do fato de sentir a fonte que lhe dá esse prazer?

Resposta: Ele desfruta de tudo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 01/04/19