“A COVID-19 Curará Nossos Corações E Depois Nossos Corpos” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “A COVID-19 Curará Nossos Corações E Depois Nossos Corpos

Um dos fenômenos mais notáveis ​​em torno do coronavírus é característico do nosso tempo: as teorias da conspiração. Existem inúmeras teorias sobre a origem do vírus, a eficácia de vários medicamentos, as estratégias para lidar com ele e praticamente todos os aspectos da guerra contra a COVID-19. Além disso, todos parecem vir de fontes confiáveis. Quanto a mim, duvido que alguém saiba a resposta para qualquer uma das perguntas, incluindo aqueles que têm certeza de que sabem.

Na minha perspectiva, o vírus não é nem o nosso maior problema. Não fosse o vírus, estaríamos sofrendo de outra coisa e as pessoas ainda morreriam em massa. Pior ainda, elas nem lutariam contra o sofrimento ou parariam para pensar na razão; simplesmente aceitariam isso como um ato do destino e perderiam a oportunidade de mudança.

Felizmente, o vírus nos deteve. Ele nos fez questionar nossa civilização.

Felizmente, o vírus nos deteve. Ele nos fez questionar nossa civilização. Tudo foi posto à prova, do suprimento de comida ao trabalho, educação, entretenimento, religião e fé, governos e governança, e relações humanas. Quando emergirmos da crise do coronavírus, devemos abraçar apenas os elementos da civilização que são realmente necessários e realmente melhorar nossas vidas.

Qualquer coisa que não melhore nossas vidas as torna piores e, portanto, deve ser descartada. Se nos examinarmos sincera e ousadamente, sairemos do outro lado do escrutínio como uma humanidade forte e confiante. Se evitarmos a chance de “limpar a bagunça”, uma segunda onda de germes mais severa ocorrerá e ainda seremos forçados a obedecer.

Sob nossos narizes, as regras do jogo mudaram. O capitalismo não está mais funcionando. Não pode funcionar quando todas as pessoas dependem de todas as outras pessoas na aldeia global. A concorrência implacável e a política econômica cachorro-devora-cachorro não funcionam quando uma pessoa doente fecha o mundo inteiro. É necessária uma política diferente, que leve em consideração toda a humanidade, ou o efeito dominó observado na COVID-19 fará com que todo o sistema desapareça.

A regra de ouro de hoje deve ser a unidade. Todo regulamento, diretiva, lei e ato deve começar questionando sua contribuição para a unidade global. Caso contrário, certamente causará mais mal do que bem e deve ser excluído da agenda. Hoje minhas palavras podem parecer fantasia, mas amanhã descobriremos que elas são a única realidade possível.

E o que é verdadeiro para toda a humanidade é verdadeiro para toda a natureza. Assim como lutamos um contra o outro, também lutamos contra a natureza. Tentamos aproveitá-la e explorá-la para nossos propósitos. Nós pisoteamos toda criatura viva e todo pedaço de terra e água. Não deixamos nada limpo ou saudável. É de admirar que, finalmente, a natureza esteja nos enviando doenças? Provavelmente seria mais sensato perguntar por que ela não havia feito isso antes!

No entanto, a natureza não está tentando nos destruir. O coronavírus não é uma ameaça para a existência da humanidade. De qualquer forma, isso tornará a nós e ao nosso ambiente mais saudáveis ​​e limpos. Queremos que a natureza seja gentil conosco, mas a maltratamos e abusamos onde e como pudermos. Podemos esperar que isso não nos ajude?

Para evitar os dolorosos ensinamentos da natureza, precisamos realizar duas coisas: 1)Tudo está conectado a tudo o mais. Tudo o que cada um de nós faz afeta todo o sistema. 2) Para consertar nossas relações com a natureza, precisamos trabalhar com nossa própria natureza. Não podemos ser gentis com todas as árvores e, ao mesmo tempo, com todas as pessoas, mas se formos gentis com todas as pessoas, também seremos gentis com todas as árvores, animais e tudo o que existe.

O coronavírus não vai nos deixar ir, então não pensaremos que podemos sair dele de qualquer maneira além da conexão mútua. É aqui que a nossa existência fácil e agradável é encontrada. Essas conexões positivas são a cura para a COVID-19 e para qualquer outro vírus. Se mudarmos nossos corações um para com o outro, nenhum vírus adoecerá nosso corpo.