Se Quisermos Ser Saudáveis

laitman_561O coronavírus nos espalha em direções diferentes e diz: “Se vocês quiserem ser saudáveis, não podem entrar em contato um com o outro. Não cheguem a menos de dois metros, mantenham distância.

No entanto, muitos empregos não serão capazes de continuar dessa maneira, e a sociedade humana não poderá funcionar normalmente: o país, a família e o mundo. O que é para ser feito?

Vocês podem se aproximar um do outro, mas apenas se desejarem o bem ao próximo. Se eu me aproximar de outra pessoa para não usá-la, exceto para o benefício dela, então começarei a ver que o vírus dessa forma não é contagioso, não nos separa, mas nos permite conectar. É apenas porque nos aproximamos movidos pelo interesse próprio e pelo desejo de usar os outros que o vírus começa a nos infectar e causar doenças entre nós.

A contradição está no fato de que, do ponto de vista da natureza, estamos todos conectados um ao outro, mas nossa própria natureza interior rejeita essa dependência mútua, ela reconhece apenas uma conexão que sirva a si mesma. Se quisermos nos unir em benefício comum para que todos fiquem felizes, o vírus não irá interferir conosco. Pelo contrário, será útil e apenas fortalecerá nossa conexão.

No entanto, não espere que o coronavírus nos permita nos aproximar um do outro e encontrar uma vacina contra ele, se não mudarmos a nós mesmos. Afinal, se voltarmos à velha maneira, por que apareceu?

O vírus nos deixará apenas se mudarmos nossa atitude em relação à natureza. Isso mostra que egoístas como nós não devem se aproximar e nos envia para casa em quarentena. Isso nos dá a oportunidade de nos familiarizar com uma nova realidade.

O coronavírus diz: “Você acha que devemos abrir mais e mais novos negócios? Errado! Pare de devastar o mundo, pare de envenenar o ar e a água. Você deve construir uma nova vida de uma nova maneira”.

Na natureza, existe uma fórmula de equilíbrio entre todas as suas partes. Podemos ver isso em todas as leis da natureza: física, química, biológica e zoológica. Todas as leis são baseadas no equilíbrio de forças positivas e negativas, mais e menos, bem e mal, doação e recepção.

Portanto, não poderemos fazer nada contra o coronavírus. Atravessamos a linha vermelha, desequilibrando a natureza, poluindo os oceanos e a atmosfera. Tudo o que as pessoas tocaram com as mãos sujas está sujo. Precisamos corrigir nossa atitude em relação à natureza e um ao outro.

Não creio que exista uma solução rápida. Muito provavelmente, o coronavírus ficará conosco por muitos meses. Existem várias maneiras de resistir ao vírus: introduzir uma quarentena geral, como foi feito na maioria dos países, ou continuar com a vida como de costume e esperar que a epidemia acabe por si mesma, como decidiram na Suécia.

No entanto, o único método eficaz é mudar a natureza do homem, nossa atitude em relação à natureza geral, ao mundo inanimado, vegetativo e animado, e especialmente às relações entre as pessoas.

A humanidade deve existir como parte integral de toda a realidade, ou seja, para agir em benefício dela, em vez de destruir nossa pobre Terra. Todos nós teremos que aprender a tratar a natureza como um organismo vivo e manter o equilíbrio através de fórmulas claras.

O objetivo do coronavírus é mudar a natureza humana. Afinal, os seres humanos são o único elemento da natureza que a prejudica. Só nós não estamos em equilíbrio com a natureza.

Os seres humanos têm livre arbítrio e não são controlados por instintos naturais como matéria inanimada, plantas e animais. É por isso que devemos assumir o controle por conta própria, e isso não foi feito em nenhum país. Portanto, o vírus ainda não irá a lugar algum.

O que devemos fazer para que o vírus desapareça? É muito simples. A natureza é um sistema integral em que todas as partes estão conectadas e se apoiam. A humanidade também precisa se tornar parte deste sistema que apoia, vincula, equilibra e promove uma integração ainda maior de todos os elementos da natureza. Esta é a nossa responsabilidade como seres humanos.

Temos um grande poder e devemos tratar a natureza com cuidado, como uma mãe, como um sistema integral perfeito. Se fizermos isso conscientemente e com entendimento, viveremos felizes. Caso contrário, novos vírus surgirão, um após o outro, até que nos varram da face da terra.

De KabTV, “Perspectivas Globais”, 10/04/20