Da Babilônia A Roma, Parte 5

laitman_933Esdras E Neemias: Restaurando A Nação

Pergunta: Ao retornar à Judéia, a discórdia continuou a surgir entre o povo. Nesse momento, dois líderes espirituais apareceram: Esdras e Neemias.

Eles tomaram várias medidas para restaurar a sociedade judaica, que já havia começado a se desintegrar, assimilar e adotar a ética de seus vizinhos. Portanto, casamentos mistos foram banidos, instruções foram dadas para abster-se do trabalho no sábado (sábado), e a educação geral da Torá foi introduzida, etc.

O que é isso? Essas leis externas estão de alguma forma ligadas à unidade do povo? Certamente estamos falando de coisas mais internas?

Resposta: Trata-se de preservar o povo. Era necessário criar uma sociedade que fosse guiada por seus princípios, não pelos princípios das nações vizinhas.

Naquela época, os judeus estavam cercados por nações bastante poderosas: romanos, gregos, persas e egípcios. Em nossa época, essas nações e regiões entraram em declínio relativo, mas, então, eram grandes civilizações que entravam em conflito, invadiam uma à outra e competiam entre si. Portanto, os judeus se depararam com um problema de como criar uma estrutura para preservar a nação.

A instituição de Cohens e Levitas (sacerdotes) foi restabelecida para treinar os professores. Isso foi antes da construção do Templo. Foi assim que a educação de toda a nação começou. As crianças aprenderam as leis pelas quais seus antepassados ​​existiam no tempo de Abraão e até Adão.

Pergunta: Essas leis não eram observadas antes disso?

Resposta: Eram observadas, mas gradualmente tudo foi esquecido, varrido pela invasão de Nabucodonosor, o cativeiro babilônico, etc. Era necessário restaurá-los novamente.

Mas o mais importante foi o renascimento da proximidade entre os judeus. Se alguma nação vivesse por conta própria e fosse deixada sem autoridade, ela ainda saberia como existir. Mas o povo judeu não faz isso porque as 70 raízes das antigas nações babilônicas de onde eles vieram começaram a falar através deles. Portanto, um método de conexão entre as pessoas teve que ser introduzido. Isto é o que Esdras e Neemias estavam fazendo.

Naturalmente, tudo não estava mais na forma que era durante Abraão ou Moisés, quando ele levou o povo pelo deserto do Egito a Israel, ou Josué, ao entrar na Terra de Israel. Tudo estava em um nível diferente, mais baixo e mais simplificado.

Ainda assim, eles ensinaram ao povo essas mesmas leis, literalmente desde o início, uma vez que a transmissão do conhecimento espiritual de geração em geração foi interrompida devido aos exílios da Babilônia e do Egito.

Além disso, a nação que se exilou não era mais santa. Havia discursos e brigas entre eles, eles não queriam observar nenhuma regra social, nem sequer “amar o próximo”. Assim, o exílio ocorreu.

Portanto, eles tiveram que ser educados novamente, e foi o que Esdras e Neemias fizeram. Essa foi a ressurreição prática da nação.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 08/07/19