“COVID-19: A Natureza Está Reagindo … Mais Precisamente, Um Surto Foi Inevitável Como Resposta A Um Sistema Terrestre Perturbado?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: COVID-19: A Natureza Está Reagindo … Mais Precisamente, Um Surto Inevitável Como Resposta A Um Sistema Terrestre Perturbado?

Por comentar frequentemente sobre o surto de coronavírus como a resposta da natureza à maneira egoísta e exploradora que nós, como sociedade humana, nos relacionávamos antes da pandemia, um dos meus alunos me perguntou:

Como um vírus em nível biológico surgiu como resultado de pessoas cada vez mais egoístas e exploradoras? É claro, por exemplo, se um país deseja retaliar contra outro país que o estava explorando, mas como a natureza e os vírus estão relacionados a atitudes negativas de pessoa para pessoa?

A olho nu, de fato, parece que o nível biológico e o nível das relações humanas estão separados.

Tudo na natureza começou a partir de uma única partícula. Essa partícula começou a se conectar com outra, e depois outra, e assim por diante. Em algum momento, esse processo gerou átomos e, com mais desenvolvimento, surgiram moléculas.

A vida surgiu quando a energia e a informação foram transmitidas entre as várias partículas. Esse processo evoluiu para formas de vida cada vez mais complexas.

Em outras palavras, tudo na natureza foi criado de tal forma que mesmo suas partes mais minúsculas estão intrinsecamente conectadas com todo o universo.

Dentro deste sistema completamente integral, o humano é o nível mais complexo e qualitativamente mais elevado de todos, e os pensamentos, atitudes e relacionamentos humanos têm a influência mais poderosa sobre os outros níveis da natureza.

Devido à capacidade dos pensamentos humanos de impactar outros níveis da natureza, há um ditado Cabalístico que afirma: “Tudo é esclarecido no pensamento”.

Eu entendo que somos incapazes de perceber a extensão da influência de nossos pensamentos, atitudes e relacionamentos na natureza e, portanto, quando um fenômeno aparentemente negativo nos atinge, como o coronavírus que agora enfrentamos, parecemos crianças que apontam para um vidro quebrado que eles acidentalmente bateram enquanto brincavam, dizendo que ele caiu sozinho.

No entanto, a maneira como o coronavírus nos obrigou a entrar em uma situação global comum, com muitos milhões de pessoas sob ordens de ficar em casa, deve servir para nos despertar para nossos pensamentos, atitudes e relacionamentos uns com os outros como sendo o que nos conecta em uma única rede.

Além disso, seria sensato chegar à conclusão de que nossos pensamentos, atitudes e relacionamentos são a rede mais importante que determina como a natureza nos responde.

Se criarmos equilíbrio nessa rede, veremos como outros níveis de vida se equilibram. Os portões do céu na terra – um mundo de perfeição absoluta – se abrirão diante de nossos olhos.

Comente