“Como Surgiu O Vírus COVID-19?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Surgiu O Vírus COVID-19?

Há uma razão mais profunda para o surgimento do vírus COVID-19 do que as teorias atualmente disponíveis. Se ele emergiu de morcegos, pangolins ou se foi produzido em laboratório, essencialmente qualquer uma dessas ou outras razões declaradas para as revelações do vírus ainda seriam meramente consequências de um fator causal mais profundo: o desequilíbrio humano com a natureza.

A natureza funciona como um sistema interconectado e interdependente que guia constantemente suas partes para alcançar o mesmo nível de interconectividade e interdependência. Ela opera como um sistema integrado, considerando cada um de seus detalhes com a máxima precisão e cuidado.

Os níveis inanimado, vegetativo e animado da natureza são sustentados em um equilíbrio instintivo e involuntário com a natureza.

O nível humano da natureza é fundamentalmente contrário à natureza, pois é egoísta, operando por interesse próprio às custas de outras pessoas e partes da natureza.

Além disso, quanto mais nós humanos nos desenvolvemos, mais essa qualidade egoísta cresce e, nos últimos tempos, ela alcançou excessos sem precedentes. Nós criamos uma sociedade consumista, individualista e materialista de corrida de ratos, onde cada um de nós tentou construir seu sucesso na ruína de outros.

Antes do coronavírus, nosso egoísmo exagerado estava levando a sociedade humana a estados que poderiam ter sido muito piores que a pandemia se ela continuasse sendo deixada por conta própria. A crescente tensão nas relações internacionais, por exemplo, poderia muito bem levar a uma guerra mundial.

Portanto, em termos de como o COVID-19 surgiu, seria sensato vê-lo de sua causa mais profunda: nosso desequilíbrio com a natureza.

Além disso, nas condições sociais de distanciamento em que nos encontramos, faríamos com sabedoria se começássemos a aprender mais sobre como a plenitude da natureza e como poderíamos usar esse período único para melhorar a consciência humana: tornar-se mais atencioso em nossos relacionamentos e conexões e, assim, nos aproximar da natureza.

Fazer isso teria implicações de longo alcance em termos de felicidade e bem-estar gerais, pois não despertaríamos mais todos os tipos de golpes que nos afetam em escala pessoal, social, ecológica e global, mas, pelo contrário, atrairíamos a força unificadora positiva da natureza nos novos relacionamentos positivos que construímos uns com os outros.