“Como A Nova Doença Do COVID-19 Afetará O Mundo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como A Nova Doença De COVID-19 Afetará O Mundo?

Antes de discutirmos como a doença COVID-19 afetará o mundo, é importante conhecer as causas mais profundas por trás de sua aparência e entender como podemos usar melhor esse período de distanciamento social em que fomos colocados para impactar uma mudança positiva na sociedade.

Embora existam muitas teorias sobre o que causou o coronavírus, a causa mais profunda foi o nosso desequilíbrio com a natureza. Estávamos em uma corrida de ratos egoísta-competitiva, onde cada um buscava o benefício pessoal à custa dos outros, e isso estava ficando fora de controle.

Se o coronavírus não tivesse surgido, chegaríamos a uma crise provocada pelo homem. Eu acho que outra guerra mundial não estaria fora de questão.

Portanto, a crise do coronavírus surgiu para nos salvar de uma crise muito mais grave. Por mais estranho que possa parecer, ela veio misericordiosamente da natureza, a fim de nos isolar do mundo exploratório e manipulador que criamos, pois lava os resíduos desse mundo. Similar à maneira como jogamos lixo plástico e radioativo em nossos oceanos, também poluímos a sociedade humana.

Foto de Tj Holowaychuk no Unsplash

Agora, enquanto estamos nesta era única provocada pela pandemia, temos a oportunidade de criar um mundo novo e atualizado, onde as conexões humanas positivas se tornam o principal valor.

Enquanto estamos sob ordens de ficar em casa, temos tempo e espaço para revisar a maneira como vivemos nossas vidas. Revendo a maneira como costumávamos viver nossas vidas, se o coronavírus não nos atingisse, estaríamos nos dirigindo cada vez mais rápido em direção a uma parede que se aproximava.

Portanto, o que devemos esperar quando sairmos desta era?

Deveríamos esperar para voltar aos nossos dias de trabalho de 10 a 12 horas, engarrafamentos, poluição, dívidas e inúmeros outros problemas pessoais, sociais e ecológicos?

Ou seria mais sábio usar essa era de transição para ajudar um ao outro a dar um grande passo em um novo mundo: pensar em como podemos melhorar as conexões humanas, substituindo nossos relacionamentos egoístas e exploradores do passado ​​por relacionamentos altruístas e com consideração mútua?

Sem filosofar demais sobre como o coronavírus afetará o mundo, usaríamos nosso desapego físico atual um do outro de maneira mais vantajosa se primeiro internalizássemos como parar de nos relacionar negativamente. Foi-nos dado tempo e espaço para conseguir isso.

Posteriormente, de forma gradual, novas situações surgirão, onde poderemos nos conectar mais intensamente de maneira positivas, solidária, encorajadora e atenciosa.

Se conseguirmos atualizar nossas conexões durante esse período, quando as ordens de permanência em casa forem suspensas e o coronavírus estiver sob controle, também continuaremos o que começamos: apreciar conexões humanas positivas que beneficiam a todos sobre o benefício próprio.

Entraríamos em equilíbrio com a natureza – a descoberta de um mundo harmonioso, cheio de prazer, paz e felicidade, e seríamos protegidos de qualquer tipo de pandemia futura e outras crises.