Se Eu Não Quiser Avançar …

laitman_629.3Pergunta: Uma vida é suficiente para escalar os degraus dos mundos espirituais?

Resposta: Não se preocupe, esta não é sua tarefa. Você deve subir por um caminho bom ou não tão bom. A escolha do caminho depende de você.

Se você se esforçar, você se levantará rapidamente e vencerá todos os momentos da sua vida em prol da subida. E se você é preguiçoso, é claro, será incentivado a seguir em frente, ou mesmo deixado sozinho, e terá que alcançar os outros.

Em geral, existem diferentes possibilidades. Para não confundi-lo, direi apenas uma coisa: aulas sistemáticas, participação em um grupo, em nossos eventos comuns – este é o mínimo necessário para uma subida normal, suave e segura. Se você deseja avançar mais rapidamente, há aulas adicionais, cursos etc. Se quiser se mover ainda mais rápido, há outras opções.

Pergunta: E se eu quiser parar e digo: “O primeiro degrau é suficiente para mim, me sinto bem aqui. Vocês podem ir em frente e eu vou ficar aqui”.

Resposta: Cada pessoa terá que alcançar sua raiz espiritual. Não depende dela. Ninguém pergunta sobre isso. Você recebe apenas uma faixa muito estreita na qual pode decidir como subir: por seus próprios esforços ou sendo empurrado por trás.

Existe um mecanismo muito interessante. Funciona de acordo com um princípio simples, semelhante a lidar com escravos: se você trabalha bem, não recebe golpes, mas se hesitar, eles imediatamente começarão a bater em você.

Pergunta: Isso significa que é impossível parar em algum lugar no meio do caminho?

Resposta: Você pode parar, mas receberá golpes. Então, você não pode simplesmente afastá-lo. Estamos lidando com a lei da natureza. Portanto, nenhuma solicitação ajudará. Se você receber determinadas condições, deverá cumpri-las.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 05/01/20

Comente