“Quem É O Deus Da Cabalá?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:Quem É O Deus Da Cabalá?

Deus na Cabalá significa a força geral da natureza, onde, além dessa força, nada existe.

Por si só, consideramos Deus um conceito abstrato e não podemos discutir algo que existe fora da nossa percepção. Ninguém nunca sentiu isso. Esse estado de Deus, também chamado de “o Criador”, não pode ser percebido por nós e, portanto, essa força é chamada de “Atzmuto“, ou seja, “Sua essência”.

Tudo o que alcançamos e o que é possível alcançar são as ações da força superior em relação a nós. A sabedoria da Cabalá lida com a revelação dessas ações em relação a uma pessoa.

Chamamos essa força superior de “o Criador” porque Ele criou o ser humano e todas as nossas qualidades, dentro das quais sentimos nosso mundo e podemos explorar o Criador através de nossos sentidos. Podemos explorar por que Ele nos criou com tais qualidades, limitações e habilidades, e o que Ele quer de nós.

Ao progredir nessa exploração, começamos a alcançar o Criador. Não atingimos a essência ou o “eu” do Criador (Atzmuto), mas o Criador em relação a nós. Está escrito sobre isso: “Nós O conheceremos por suas ações”. Exploramos as ações do Criador, como Ele criou nosso mundo e todos os outros mundos, como um sistema de conexões entre Ele e nós. Esse sistema de conexões em graus que cascateia até nós é chamado de “mundos”, e esse sistema nos influencia em todos os momentos de nossas vidas.

Ao estudar esse sistema, esses mundos, estudamos o Criador e a nós mesmos, tanto a nossa natureza quanto a natureza do Criador, e progredimos no entendimento de quais estados nos conectamos a Ele. Podemos mudar nosso comportamento e nossas ações de acordo com isso, a fim de nos elevarmos a conexões superiores, para nos conectarmos diretamente com o Criador.

Em outras palavras, podemos ver que tipo de reações nossas ações produzem Nele e, inversamente, que reações as ações Dele produzem em nós. Podemos alcançar uma conexão absolutamente completa, aberta e bidirecional.

Quando começamos a alcançar essa oportunidade, a revelar e alcançá-la gradualmente, naturalmente mudamos nosso comportamento de acordo com o que revelamos e entramos em um estágio completamente diferente do nosso desenvolvimento, onde começamos a sofrer mudanças para nos tornarmos cada vez mais semelhantes ao Criador.

Ao mesmo tempo, nosso mundo e nós mesmos nos transformamos radicalmente e nosso estado se torna cada vez mais confiável, conveniente e verdadeiro.

Comente