“Por Que Os Israelenses São Tão Inteligentes?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:Por Que Os Israelenses São Tão Inteligentes?

Por que os israelenses são tão inteligentes? Porque o ego israelense é o maior de todas as nações do mundo.

Todo mundo tem o desejo de desfrutar a vida, que age sobre nós inconscientemente. Os israelenses também querem desfrutar do próximo mundo, aqui e agora. Esse desejo adicional de desfrutar é chamado de “o ponto no coração” na sabedoria da Cabalá.

Há 3.800 anos, quando a nação israelense foi fundada, era esse desejo adicional que se diferenciava entre todos os antigos moradores da Babilônia e que o grupo que Abraão chamou de “Israel” (de “Yashar Kel “, isto é, “direto a Deus”). Em outras palavras, dentre todos os residentes da Babilônia, foi esse povo chamado “Israel” que desejou alcançar o sentido da vida, uma percepção e sensação claras da imagem completa da realidade, enquanto vivia neste mundo.

Como a nação israelense surgiu dessa maneira?

De forma bem simples, o ego em certas pessoas cresceu e começou a exigir o motivo da existência.

O crescimento do ego nos torna mais infelizes e impacientes. Por quê? Porque um desejo adicional significa um vazio adicional, e nos deixa inquietos até descobrirmos por que estamos vivos.

A sabedoria da Cabalá foi desenvolvida apenas para responder à pergunta sobre sentido da vida. Através do estudo da sabedoria, descobrimos nosso lugar na natureza, e também como e por que a natureza funciona em seus níveis mais profundos. A sabedoria da Cabalá foi desenvolvida por Abraão há cerca de 3.800 anos, especificamente para quem carrega esse desejo adicional de saber por que estamos vivos.

Portanto, o ego israelense é muitas vezes maior que o ego dos outros, isto é, das nações do mundo. Não há nada que possamos fazer sobre isso. É simplesmente como o sistema da natureza opera através de nós.

Com esse ego adicional no povo israelense, torna-se importante aprender como usá-lo e direcioná-lo de maneira ideal e construtiva, ou seja, para que ele vise a descoberta do sentido da vida, e não seja usado para motivos egoístas à custa dos outros.

A sabedoria da Cabalá é um método de guiar o desejo pelo sentido da vida para a realização da realidade superior, onde descobrimos a razão de nossa existência enquanto estamos vivos neste mundo.