Ódio Dos Filhos Para Com Seus Pais

laitman_583.03Pergunta: Um dos problemas dos tempos modernos é que os filhos odeiam seus pais. Existem muitos casos desse tipo. Os filhos deixam seus pais, os negligenciam. Esses pobres pais morrem sozinhos, apesar de terem muitos filhos. Isso está acontecendo em todo o mundo. Por que isso acontece?

Resposta: Estamos subindo do nível do egoísmo bestial para o nível do egoísmo espiritual ou humano. Mas ser humano já significa um nível espiritual que não existe em nosso mundo.

Portanto, estamos perdendo a conexão bestial que tínhamos entre nós quando os pais moravam juntos com seus filhos, traziam uma noiva, traziam um noivo ou iam ao noivo, etc. E tudo era uma casa.

Pergunta: Eles poderiam morar na mesma casa?

Resposta: Sim. Inclusive na mesma sala. Tudo era tão simples. Agora tudo isso está mudando porque o egoísmo está mudando em nosso mundo.

Pergunta: Em outras palavras, o egoísmo nos permitiu fazer isso?

Resposta: Sim. Isso é um egoísmo bestial. E agora, começa a crescer. Começa a nos empurrar para o próximo nível de desenvolvimento. Portanto, não entendemos mais o tipo de existência bestial. Nossos filhos certamente não entendem isso.

Eles estão em tal estado que não entendem por que precisam se apegar aos pais. Ou, acho que os pais devem passar a vida inteira comigo. Por que eles me deram à luz? Enquanto viverem, devem pensar em mim. Ou, se eles não estão preocupados comigo, que assim seja. Eu apenas os deixo.

Pergunta: Como um filho pode se sentir assim em relação aos pais?

Resposta: Mas ele não sente.

Pergunta: Ele não sente dor, nada?

Resposta: Ele não sente. Como ele superou seu egoísmo bestial e não sente nenhuma conexão com seus pais, não sente que deve ajudá-los, apoiá-los, pensar neles e assim por diante. Não imagine algo que não existe. Você não pode trazer isso de volta.

Ultimamente, tudo isso está acabando e não existe mais. Isto é, se você ajuda seus filhos, eles precisam de você. Você pode estar perto deles. Se você parar de ajudá-los, eles não precisam de você. É assim que acontece.

Comentário: A única coisa que me incomoda é que você está generalizando. Também existem relacionamentos normais.

Minha Resposta: Estou falando da tendência da natureza. É por isso que estou generalizando.

Pergunta: Então, o que vem depois?

Resposta: Em nossa geração, os pais ainda são capazes de dar alguma coisa, direcionar, deixar seus bens para os filhos e assim por diante. Na próxima geração, no entanto, haverá uma quebra.

Haverá tal relacionamento entre pais e filhos que, se eles tiverem os mesmos objetivos espirituais, estarão de alguma forma conectados através deles. Caso contrário, as pessoas esquecerão completamente seus pais. E, francamente, os pais também não pensam nos filhos.

Pergunta: No que os pais pensam?

Resposta: Como passar um tempo em silêncio com os amigos mais velhos.

Pergunta: Com cães e gatos?

Resposta: Sim. Todos os tipos de clubes de jogos serão abertos; digamos, clubes para jogar dominó ou qualquer outra coisa.

Pergunta: O que há de bom nisso?

Resposta: Nada. Uma pessoa deve simplesmente entender como deve estar conectada com os outros hoje. Este é um sistema completamente diferente, não um sistema de conexões corporais bestiais.

Pergunta: Este não é um sistema pai-filho?

Resposta: Este é um sistema em que pais e filhos, cada um individualmente, revelam o objetivo comum. Então esse objetivo os conecta.

Pergunta: Qual é esse objetivo?

Resposta: Esse objetivo é atingir o sentido da vida. Para pais, filhos e netos. É sempre um. Se eles o revelam e se apegam a ele, sentem a necessidade de estar conectados um ao outro e de ajudar um ao outro nisso.

Pergunta: De que propósito comum da vida você está falando? Se os pais têm um objetivo com os filhos?

Resposta: Os pais poderão, então, empurrar seus filhos para a meta correta. Então a conexão entre eles será corporal e espiritual – para a revelação do Criador entre eles.

Pergunta: O que é a revelação do Criador?

Resposta: A revelação do Criador é a revelação da conexão e amor mútuos.

Pergunta: Somente entre eles?

Resposta: Para começar.

Pergunta: Você quer dizer nesta célula: filhos e pais?

Resposta: Sim.

Pergunta: Eles não querem revelar isso agora?

Resposta: Eles não querem. Alguém contou a eles sobre isso? Alguém os direcionou para isso?

Pergunta: O relacionamento natural deles não sugere que alguém lhes tenha dito?

Resposta: Claro que não.

Comentário: Você está sendo duro hoje.

Minha Resposta: Eu não estou sendo duro. É isso que está se desenrolando no mundo. Eu sou duro? Você fez o mundo assim.

Comentário: Mas esta verdade que você está dizendo agora, posso imaginar quantos comentários haverá.

Minha Resposta: Sou a favor de não esconder essa verdade. Pelo contrário, sugiro revelá-la para que as pessoas possam ver em que estado se encontram e a que isso leva.

Pergunta: Que conclusão uma pessoa deve tirar após suas duras palavras: que haverá um rompimento entre pais e netos e filhos, e que isso é natural?

Resposta: Se eles não encontrarem um objetivo comum, não haverá nada que os conecte. Nada mesmo.

Pergunta: Você está pedindo que eles busquem esse objetivo comum?

Resposta: Sim.

De KabTV, “Notícias com Michael Laitman”, 06/01/20

Comente