O Que O Ponto No Coração Precisa?

laitman_202.0Pergunta: Como a alma humana cresce?

Resposta: Se uma pessoa começa a sentir que deseja aprender o significado da vida: por que, para quê e como, essa é a primeira manifestação da alma. Isso não nos dá descanso, e nós sentimos isso sozinhos, cada um com respeito à força de sua alma. Embora a princípio uma pessoa pense que é algo muito pequeno e mesquinho, não é.

Pergunta: Sempre dizemos “alma”. Como devemos definir esse conceito?

Resposta: Infelizmente, a pessoa não entende o que é. Ela não entende o que é o sentido da vida.

A questão do sentido da vida, em princípio, sugere que não há sentido na vida. Afinal, se houvesse, você o veria na aspiração das pessoas em se tornar alguém: uma quer ser designer, a outra poeta, a terceira outra coisa. Elas não se esforçam para conseguir apenas um pedaço de pão, mas para pelo menos encontrar-se em alguma coisa.

E quando uma pessoa sente que não pode se encontrar em nada, que tudo está vazio, começa a entender que o sentido não está neste mundo, mas fora dele, acima dele. Se isso realmente a atrai, ela inicia uma pesquisa séria.

Isso é possível em nosso tempo. Eu comecei assim também. Demorei muitos anos, até descobrir onde e como: uma dúzia de anos antes de partir para Israel e mais alguns anos em Israel. Em suma, leva tempo.

Toda pessoa tem um ponto no coração. De um jeito ou de outro, ela despertará de qualquer maneira. A questão é quando. Atualmente, isso se manifesta de forma clara, rápida e em muitos. Antes, manifestava-se a cada dezena ou mesmo centena de anos em pessoas especiais.

Pergunta: Anteriormente, não havia grupos grandes como o Bnei Baruch?

Resposta: Claro. Veja o tamanho do nosso grupo e como ele está disperso pelo mundo. Este é um movimento muito sério, que nunca existiu antes e apareceu apenas agora. Eu nunca esperava isso.

Quando comecei a estudar Cabalá, ninguém a estudava seriamente. Havia vários homens velhos, literalmente duas ou três pessoas, e isso é tudo. Eu assistia às aulas deles, mas percebia que não receberia nada deles. Eles apenas liam as fontes, e eu precisava de explicações sérias com respostas para as perguntas que surgiam em mim.

Afinal, o ponto no coração requer crescimento e, portanto, a qualquer momento, devemos sentir o que é necessário e se podemos responder a seu pedido. O principal é direcioná-lo adequadamente, porque ele está em um ambiente egoísta, como dentro de uma bola feita de egoísmo. Mas por dentro, esse ponto é puramente altruísta.

A questão é como, através do egoísmo, direcionar uma influência altruísta sobre ele que possa lhe dar comida, e ele começará a brotar.

Pergunta: Como frutas em uma casca?

Resposta: Eu prefiro chamá-lo de grão no esterco. E isso é realmente verdade. Uma pessoa deve bisbilhotar esse esterco para extrair o grão e assim crescer. Isso é bem complicado.

Mas em nosso tempo tudo já está revelado. Nós preparamos um enorme arquivo de vários materiais. Então, precisamos continuar disseminando.

Eu fico muito feliz por ministrar lições e palestras para nossos jovens amigos. Precisamos garantir que eles tomem posse do nosso arquivo e nos digam como melhorá-lo, para que seja conveniente, compreensível e fácil para qualquer pessoa que queira vir até nós.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 09/02/20

Comente