“O Que A Natureza Ensina Aos Seres Humanos?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:O Que A Natureza Ensina Aos Seres Humanos?

A natureza está nos levando a entender que somos partes de um único sistema interconectado e interdependente e que precisamos alcançar um nível mais alto de conexão mútua para descobrir a perfeição e a eternidade da natureza.

Todos somos egoístas por natureza. O que isso significa é que todos os nossos pensamentos e ações são motivados por um desejo de desfrutar à custa de qualquer coisa e qualquer pessoa ao nosso redor.

Como egoístas, cada um de nós percebe uma realidade estreita. Nos sentimos separados de outras pessoas e coisas, principalmente preocupados com nossos problemas pessoais, cada um em uma corrida constante por prazeres efêmeros.

Além disso, como egoístas, a maneira como nos conduzimos se choca cada vez mais com a maneira oposta pela qual a natureza se comporta.

Em contraste com a qualidade egoísta humana, a natureza visa conectar todos e tudo em um único todo harmonioso. Um todo harmonioso age de tal forma que cada parte recebe o que precisa para seu sustento e doa de acordo com sua capacidade para o benefício do todo, semelhante à maneira como as células e os órgãos de um corpo humano saudável funcionam.

Enquanto nossa qualidade egoísta colide cada vez mais com a qualidade altruísta da natureza, experimentamos cada vez mais golpes. Os golpes da natureza podem aparecer como pandemias globais, como estamos enfrentando agora com o coronavírus, além de inúmeras outras formas, de grandes desastres ecológicos a cada um de nossos sentimentos pessoais, onde depressão, ansiedade, estresse, solidão, vazio, falta de sentido, e outras sensações negativas estão nos afetando cada vez mais há muitos anos.

Qual é o propósito dos golpes que a natureza nos envia? O que a natureza está tentando nos ensinar através de todas as dores e problemas que ela nos envia?

É tudo para fazermos uma pausa por um momento e começar a contemplar nossa vida, seu propósito, por que estamos sofrendo e repensar a direção em que estamos indo.

Podemos então usar essa introspecção para nos elevar do nosso modo de existência egoísta atual, onde as causas de nossas dores estão ocultas, para um modo de existência mais conectado e altruísta, onde as razões de nossas dores são reveladas.

A sabedoria da Cabalá nos concede essa capacidade: descobrir as leis ocultas, conectadas e altruístas da natureza, e nos equilibrar com essas leis. Ao nos enviar golpes, a natureza nos ensina que precisamos revisar a maneira como vivemos nossas vidas, reconhecer a falência de tentar continuar vivendo egoisticamente como temos até hoje, e isso ao mudar nossas atitudes mútuas de egoísta para altruísta, onde, em vez de tentar nos beneficiarmos o tempo todo, tentamos beneficiar os outros, entramos em equilíbrio com a natureza, experimentando uma existência harmoniosa, íntegra e eterna.

Comente