Impedindo O Divórcio

laitman_627.1Comentário: Abrigos para homens divorciados estão sendo abertos em toda a Itália. De acordo com a lei, um homem deve pagar uma pensão alimentícia para sustentar seus filhos e ex-esposa conforme o padrão de vida a que ela se acostumou quando se casou, para que ela não precise mais. Em média, chega a 1.000 – 1.500 Euros.

Minha Resposta: Chegamos a um estado em que nossa constituição, nossos direitos e outras leis fazem com que os homens não sejam mais homens; eles são como crianças, elementos degradados. Eles não podem cuidar nem se sustentar. As esposas gananciosas os reduzem a nada, e eles são jogados de lado.

Pergunta: Por que existe uma atitude de desrespeito pelos homens por parte das mulheres modernas?

Resposta: O ego humano está crescendo. No século XX, ele cresceu a tal ponto que se tornou impossível se dar bem em qualquer relacionamento. Um homem e uma mulher não podem mais viver juntos. É assim em qualquer país, em qualquer cultura e em qualquer religião. É incrivelmente complicado.

Pergunta: Quais são os papéis de homens e mulheres no mundo moderno?

Resposta: As mulheres não são menos e nem piores, e não dependem dos homens. Pelo contrário, tais leis e opiniões prevalecem na sociedade que um homem se sente rebaixado, falho e sob maior pressão da sociedade do que uma mulher. Este é o estágio evolutivo do desenvolvimento social.

Pergunta: Qual será o resultado disso?

Resposta: Isso levará à abolição completa da instituição do casamento. Ou talvez haja acordos muito claros, pré-arranjados por um advogado e certificados em tribunal para que não haja problemas.

Pergunta: Você pode descrever uma imagem ideal de relações harmoniosas entre homens e mulheres no futuro? Como elas devem ser?

Resposta: Não deve haver exigências um para com o outro. Temos que ser educados para não sermos condicionados à demanda de outros.

Pergunta: O que acontecerá com os abrigos para homens divorciados? Haverá mais deles em todo o mundo, ou menos?

Resposta: A coisa toda levará à reavaliação de nossos valores. Quando não veremos mais o casamento como meio de alcançar alguns ganhos materiais para as mulheres e para os homens escravizadores. Quando veremos isso como um estado natural do desenvolvimento humano que deve ser resolvido, de forma saudável e proposital, em vez de um tentar avançar à custa de outro.

Precisamos envolver a sociedade, homens e mulheres, necessariamente os três, para que o envolvimento na criação dos filhos e seu apoio financeiro caia em medidas proporcionais para ambos os pais.

Pergunta: Uma pessoa tem qualidades masculinas e femininas. O que se deve fazer para equilibrá-los? E quais são essas qualidades?

Resposta: Do ponto de vista da Cabalá, esses são os desejos de dar e receber, que realmente precisam estar em equilíbrio dentro de uma pessoa. Temos que chegar a um estado em que esses desejos serão direcionados para o bem comum, para a melhoria de toda a sociedade.

As leis têm que ser tais que desejaremos obedecê-las. Ou seja, receberíamos uma educação que nos explicaria que as leis da sociedade são as leis da natureza e as leis da natureza são as leis do Criador, e se observarmos todas essas leis, estaremos em um estado ideal.

De KabTV, “Notícias com Dr. Michael Laitman”, 17/11/19