“Coronavírus: Oportunidade De Mudar Nossa Infraestrutura Social” (Thrive Global)

Thrive Global publicou meu novo artigo: “Coronavírus: Oportunidade De Mudar Nossa Infraestrutura Social

Se ajudarmos e apoiarmos um ao outro, teremos o que é preciso para passar por esse período transitório em um mundo totalmente novo, equilibrado e harmonioso.

Uma Times Square vazia é vista após o surto da doença por coronavírus (COVID-19), na cidade de Nova York, EUA, em 18 de março de 2020. REUTERS / Jeenah Moon

Podemos encontrar muitas razões para reclamar das interrupções em nossas vidas desde o início da pandemia de coronavírus. No entanto, se olharmos mais de perto, veremos que estamos no meio de uma rara oportunidade de mudar nossa infraestrutura social para melhor.

Os efeitos de ondulação do coronavírus em todo o mundo nos proporcionaram um teste de percepção único: ver a pandemia de coronavírus como uma crise ou oportunidade, doença ou medicamento, vírus ou vacina, isolamento em nossas casas ou novo estágio da conexão humana, depende apenas de nossa atitude.

A natureza desenvolve tudo para uma conexão cada vez maior. Como tal, a qualidade inata da natureza visa reparar e curar quaisquer lágrimas e divisões que surjam dentro dela.

As corridas paralelas em que corríamos em busca de consumo excessivo, status materialista e poder de exploração, onde montamos nossas vidas para competir com outras pessoas em uma ou em todas essas áreas, pararam repentinamente com o início do coronavírus.

Se retrocedermos e encararmos a humanidade como um único organismo por um momento, poderemos ver como o coronavírus não veio como uma doença, mas como um remédio: curar o corpo da humanidade do vício egoísta, consumista e materialista de suas células: nós.

No entanto, visto que nos acostumamos a olhar através de lentes egoístas estreitas, onde cada um busca o benefício próprio às custas dos outros, criando e respeitando as infraestruturas sociais que funcionam de acordo, então é muito difícil ver o impacto positivo das restrições que o coronavírus trouxe para nossas vidas.

Nós percebemos a influência positiva da natureza como negativa devido à nossa mentalidade oposta: a natureza funciona de forma integral, como um único todo interconectado, enquanto que nós percebemos de forma individual, nos vendo como seres separados de outras pessoas e da natureza.

Além disso, onde a natureza age para beneficiar toda a criação a todo momento, levando-a cuidadosa e gradualmente a um estado de total conexão e homeostase, agimos de maneira oposta: egoisticamente, levando em consideração apenas quem e o que precisamos para nosso próprio benefício e conforto.

Portanto, não há ação ou atitude negativa na natureza. O que percebemos como negativo é devido à nossa forma negativa e egoísta oposta à forma positiva e altruísta da natureza.

Portanto, se encararmos o coronavírus como a natureza que nos fornece seu medicamento – uma oportunidade de nos conectarmos mais positivamente entre si e percebermos nossa recém-descoberta interdependência global de uma maneira mutuamente encorajadora -, seremos capazes de criar um mundo feliz e saudável para todos nós.

Compreensivelmente, no início espera-se que seja difícil superar as barreiras que estabelecemos entre nós. Mas se nos ajudarmos e apoiarmos mutuamente, teremos o que é preciso para passar por esse período transitório em um mundo totalmente novo, equilibrado e harmonioso.

Comente