A Terra De Israel: Exílio E Assimilação, Parte 4

laitman_747.01Impulsos Do Egoísmo

Comentário: Durante o tempo do Primeiro Templo, o cisma entre as pessoas se intensificava gradualmente. O povo, como seus líderes espirituais, enfrentava constantemente uma escolha: ou viver pelo método de Moisés, que ele recebeu no Monte Sinai, ou adotar o estilo de vida de seus vizinhos.

Curiosamente, ao longo da história, os judeus sempre tentaram ser como seus vizinhos.

Resposta: “Ser como” significa rejeitar viver acima do próprio ego e existir dentro do egoísmo, como todas as outras nações. É claro que essa inclinação existe dentro de cada um de nós porque é um impulso interno natural do egoísmo. Como o egoísmo continua crescendo, segue-se que esses impulsos são constantes.

Assim, quando estamos falando de assimilação, “ser como outras nações” significa usar o egoísmo para si mesmo. Do ponto de vista da Cabalá, as “nações do mundo” são nossos desejos egoístas, enquanto “Israel” são os desejos altruístas. Como resultado disso, existem dois tipos de pessoas no mundo.

No que diz respeito à nacionalidade, qualquer pessoa que comece a equilibrar corretamente seu egoísmo pode se tornar um judeu.

De KabYV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel” 08/07/19