A Sabedoria Do Rei Salomão: Não Agarre Um Cachorro Pelas Orelhas

laitman_583_04Provérbios, 26:17: Um transeunte que se envolve numa briga que não é dele é como alguém que agarra um cachorro pelas orelhas.

Pergunta: Isso significa que uma pessoa mexe com seu destino?

Resposta: Claro! Se você se intrometer na briga de outra pessoa, causa raiva na outra pessoa no nível de um cachorro.

Nós sabemos que é melhor não interferir. O melhor é deixar a pessoa resolver a situação em que está, sem nenhuma sabedoria ou conselho; caso contrário, você se tornará um inimigo para ambos.

Pergunta: Digamos que haja uma briga. O que uma pessoa deve fazer?

Resposta: Uma pessoa de fora não faz nada. Deixa-os sozinhos e se afasta.

A polícia ou outra pessoa que deveria facilitar as coisas, isso é assunto deles. Um indivíduo não tem o direito de interferir.

Pergunta: É porque ele não sabe quem está certo e quem está errado?

Resposta: Ele não tem o direito de se intrometer. Caso contrário, esses estados não encontrarão sua solução.

Pergunta: O rei Salomão disse que a briga está dentro de mim. Que tipo de briga existe dentro de uma pessoa?

Resposta: Uma briga constante, porque a pessoa é criada a partir de dois desejos: egoísta e altruísta. Mas um ser humano verdadeiro é aquele em quem há uma batalha constante entre o bem e o mal, alguém que incita especificamente o bem ao mal.

O mal surge constantemente, quer tudo para si e assim por diante. Uma pessoa, no entanto, se ela quer se educar, sempre desenvolve o bem em si mesma e está constantemente nessa batalha interna.

Portanto, todos esses provérbios são construídos sobre a revelação do mal em uma pessoa, mas na medida em que ela tenta revelar o bem em si mesma.

Pergunta: Isto é, o mal está em mim, o egoísmo está dentro de mim, o tempo todo; essa é a minha natureza?

Resposta: Sim, e você pede ao Criador que lhe dê uma natureza boa além dela, para que você possa equilibrar essas duas naturezas. Você pode dizer: “Peço ao Criador que remova essa natureza má de mim”. Não. Isso é imprudente.

Você deve pedir uma natureza boa para que essas duas naturezas existam dentro de você em equilíbrio. Uma não deve ser maior que a outra, e a positivo não deve estar acima da negativa.

A linha do meio entre elas é um estado incrível. Eu estou constantemente nesse equilíbrio. Estou com duas pernas acima delas. Só então posso sentir completamente o menos e o mais e toda a natureza abaixo de mim.

Pergunta: Uma pessoa que inclui sua própria natureza e a natureza do Criador é uma pessoa harmoniosa?

Resposta: Claro. Ela é então chamada de “Adão”, isto é, “semelhante ao Criador”, porque todas as propriedades internas que são opostas ao Criador também se assemelham ao Criador.

De KabTV, “Notícias com Dr. Michael Laitman”, 16/12/19