Tornando-Se Uma Fonte De Influência Sobre O Criador

laitman_239Baal HaSulam, Shamati 34, “A Vantagem de uma Terra”: Assim, todas as descidas em que a pessoa sente que chegou à separação são uma oportunidade de discernir entre algo e seu oposto. Em outras palavras, a partir das descidas, ela deve aprender os benefícios das subidas.

Ela não seria capaz de extrair a importância que poderia extrair, como quando alguém recebe comida sem nunca ter sentido fome.

Acontece que as descidas, que são os tempos de separação, criam a importância da adesão nas subidas, enquanto as subidas a fazem odiar as descidas que a separação lhe causa.

Como posso começar a sentir o mundo superior, o estado mais elevado, que não está nos meus desejos materiais? Somente pelo fato de eu senti-lo como bom ou mau, de acordo com nossas condições terrenas, e depois me elevando acima delas. De qualquer forma, crescemos a partir da terra como plantas e nada pode ser feito a respeito. Não temos outra definição.

O fato é que estamos em estados em que temos que começar a determinar o que é bem e mal, não com relação ao corpo animal, mas com relação ao absoluto, como se fosse o espaço sideral, o Criador.

Com relação ao Criador, o bem está apenas na aproximação, na unificação em um sistema unificado comum. Então todas as criações começarão a sentir a conexão entre si e o Criador preenchendo todas essas conexões. Alcançar este é o objetivo de nossa conquista. Quase todos nós já estamos nesse estado, precisamos apenas revelá-lo por nós mesmos no sentimento e na mente.

Mas isso só pode ser revelado através de um grupo. Não há outro caminho. Se criamos um grupo no qual tentamos nos unir para atingir a força governante geral nessa mesma unificação, começamos a explorar essa força, a senti-la, aproxima-la. Ela se torna nossa ferramenta e podemos fazer o que quisermos com o Criador.

De fato, o Criador não é algum tipo de força que faz o que quer. É a força total do universo que circunda e inclui tudo. Na medida em que nos tornamos semelhantes a ela, podemos revelar sua emanação sobre nós, aproximá-la, afastar-nos dela etc. A pessoa começa a se sentir como uma fonte de influência sobre o Criador.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 22/12/19

Comente