Tipos Modernos De Obstáculos

laitman_547.04Pergunta: O que é um obstáculo?

Resposta: Em geral, não há obstáculos. O que chamamos de obstáculo é uma ajuda “contra si mesmo”, quando alguém recebe ajuda, mas de uma maneira que é muito desagradável para o egoísmo.

O objetivo de um obstáculo é nos ensinar a superá-lo, colocar a elevação espiritual acima de qualquer conquista terrena, ou seja, colocar o Criador acima de tudo o mais.

Pergunta: Que tipos de obstáculos existem?

Resposta: Existem todos os tipos. Mas, geralmente, é comida, sexo, família, orgulho, fama e conhecimento.

Pergunta: Até recentemente, a fome era um grande obstáculo. A família de nosso professor, um Cabalista de alto nível, estava morrendo de fome. O que o Criador quer nos dizer com isso?

Resposta: Ele testa as pessoas. Você estará ansioso para ganhar o máximo possível por qualquer meio ou ficará satisfeito apenas com o fato de existir e de alguma forma subsistir dia após dia. Estes são problemas muito sérios.

Comentário: Mas hoje praticamente ninguém está morrendo de fome. Isso é tudo no passado.

Minha Resposta: Sim, esses problemas foram resolvidos pelas gerações anteriores.

Pergunta: Quais obstáculos uma pessoa comum enfrenta hoje?

Resposta: Hoje temos problemas domésticos com sexo, família.

A família está se desintegrando porque uma pessoa com egoísmo de hoje não pode existir na mesma concha chamada família por um longo tempo. É por isso que psicólogos e sociólogos estão dizendo que uma pessoa terá duas ou três famílias ao longo de sua vida.

Pergunta: As pessoas viviam em uma família por 20 anos, enquanto hoje é improvável que uma pessoa a suporte por 50 a 60 anos. Isto é, hoje o Criador envia grandes obstáculos através de uma família, não é?

Resposta: Sim, mas não apenas isso. Eu acho que as pessoas se aproximarão da espiritualidade através dos obstáculos de um nível diferente: riqueza, fama e conhecimento.

A fama leva a pessoa adiante. Veja o que acontece com o governo antes das eleições. E o conhecimento? Veja o que acontece entre os cientistas. Embora eles também tenham aspiração à fama, ela prevalece sobre a aspiração ao conhecimento.

Em relação à massa geral de pessoas, elas se interessam principalmente por sexo, família e dinheiro.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 25/03/19

Comente