Obstáculos: Ajuda Para Alcançar A Meta

laitman_423.02Comentário: Você disse uma vez que todo o nosso mundo é um grande obstáculo.

Minha Resposta: Sim, porque obscurece o Criador.

Pergunta: Quem está nos impedindo e o que é considerado uma obstrução?

Resposta: Nosso egoísmo. Desejos egoístas atraem para nós tudo o que nos rodeia. É difícil de acreditar, mas pedras, árvores, eletrônicos, tudo o que criamos, vemos e trabalhamos, e nós mesmos, são apenas obstáculos que impedem nossa revelação do Criador.

Pergunta: Isso significa que o Criador criou este mundo para me impedir de alcançar Seu estado?

Resposta: Não, muito pelo contrário. É com a ajuda dos obstáculos que eu O alcanço.

Pergunta: Você considera os obstáculos como ajuda?

Resposta: Claro. Por exemplo, você é um atleta. Por quanto tempo você precisa trabalhar com todos os tipos de pesos para alcançar algum resultado? Para que isso serve?

Comentário: Eu nem me pergunto sobre isso, porque se eu começar a perguntar, pararia de fazê-lo.

Minha Resposta: Você vê. Onde quer que tentemos alcançar resultados e sucesso, devemos aplicar esforços. Para que? Por que existem obstáculos em qualquer trabalho, em qualquer conquista, não importa qual?

Comentário: Mas eu tenho um objetivo. Digamos que eu quero ser um campeão. É por isso que me esforço. Eu levanto algumas toneladas de ferro todos os dias. E se não fosse pelo objetivo de obter respeito da sociedade e me sentir bem, eu não faria isso.

Minha Resposta: Isto é, para conseguir algo, você deve fazer grandes esforços, em geral, em atividades monótonas, exercícios e verificando a si mesmo para ver quanto está avançando. Como resultado, você chega a um estado em que atinge seu objetivo. Portanto está em tudo.

Pergunta: Mas como isso se manifesta no nosso caso? Afinal, nosso objetivo é alcançar o Criador, a qualidade de doação.

Resposta: Aqui a situação é um pouco diferente: você constrói músculos externos e os Cabalistas constroem músculos internos. Eles trabalham com um princípio diferente.

Em outras palavras, eu devo trabalhar contra o meu egoísmo, como você, mas trabalhar adquirindo a qualidade de doação acima dele. Em vez de um pequeno desejo egoísta de se deitar, descansar, você é atraído pelo esporte. E eu, em vez de me deitar para relaxar, sou atraído pelo meu trabalho interno. Eu aplico esforço para que, em vez de um desejo egoísta, um desejo altruísta apareça em mim – preocupação pelos outros, pelo meu amigo, pelo Criador.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 25/03/19

Comente