O Propósito De Um Grupo Cabalístico, Parte 11

laitman_528.02Para Não Prejudicar Você Ou Seu Amigo

Pergunta: Na Cabalá, está escrito que não se pode discutir os estados espirituais dos amigos no grupo, apenas suas ações externas. Por quê?

Resposta: Nós nunca “nos encaixamos” um no outro e não tentamos discutir as intenções ou alturas de revelação do mundo superior de cada um dos amigos. Não lidamos com isso e nem sequer temos o direito de entrar nisso.

Pergunta: Isto é, não posso dizer ao meu amigo: “Você está em alguma descida hoje?”

Resposta: Não, você só pode, de alguma forma, apoiar seu amigo.

Pergunta: Se eu vir algumas ações externas de um amigo, posso discuti-las ou criticá-las?

Resposta: Podemos discutir as ações externas de nossos amigos com o objetivo de agir de maneira correta sobre eles e o grupo. Mas devemos fazer isso com muito cuidado, com base no amor dos amigos.

Observação: Um dos princípios Cabalísticos é proibir a frivolidade no grupo em relação à importância da meta.

Resposta: Isso é muito importante. Não deve haver existência arbitrária no grupo que permita frivolidade. Devemos existir apenas para nos engajarmos na conquista do Criador, conforme prescrito pela ciência da Cabalá. Nenhuma outra meta ou ação deve ser aceitável dentro do grupo.

Nosso objetivo é revelar o Criador, ou mais precisamente Sua qualidade de doação, que é tão contrária a toda a sociedade que, se de alguma forma cultivamos sua importância e de repente alguém traz dúvidas ao grupo, pode ser muito prejudicial.

Portanto, é proibido falar sobre estados individuais que uma pessoa revela no caminho espiritual para não interferir com outras pessoas. Não falo sobre esses estados com um amigo, mas lembro-o sobre nosso objetivo elevado em frases gerais.

Pergunta: Mas como isso poderia prejudicá-lo?

Resposta: Com isso, introduzimos erros um no outro.

Pergunta: Se eu falo sobre alguns estados espirituais exaltados?

Resposta: Você pode falar sobre eles. É melhor pegar exemplos de um livro. Mas você nunca deve falar sobre seus estados. Um amigo ainda não foi corrigido; ele ficaria com ciúmes, e isso irá prejudicá-lo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 06/03/19

Comente