Não Apenas O Acordo Do Século, Aqui Está O Acordo De Paz De Todos Os Tempos (Times Of Israel)

O The Times de Israel publicou meu novo artigo: “Não Apenas O Acordo Do Século, Aqui Está O Acordo De Paz De Todos Os Tempos

Assim que o “Acordo do Século” de Trump pela paz entre Israel e os palestinos foi lançado, a controvérsia surgiu. Era esperada, considerando o que está em jogo: a solução para o conflito mais complexo e demorado do mundo. A proposta poderia abrir caminho para um novo Oriente Médio, mas a bola para sua realização está na corte de Israel.

Não há dúvida de que, nas próximas semanas e meses, haverá muitos a favor e contra a proposta e, como fazem os políticos, haverá muitos protestos e giros, tanto da direita quanto da esquerda, para inundar a mídia com o único objetivo de se destacar e aparecer.

É Do Interesse De Israel Apoiar O Plano

Apesar de todo o barulho de fundo, seria altamente vantajoso para o Estado de Israel concordar com o plano. Enquanto os EUA nos protegem, precisamos ser sábios e aproveitar a oportunidade que nos é dada, mesmo que os palestinos se oponham.

A verdade é que é improvável que um acordo de paz seja assinado entre Israel e os palestinos a qualquer momento no futuro próximo. Testemunhamos muitos planos e tentativas infrutíferas ao longo dos anos. Nesse estágio, o máximo que pode ser discutido realisticamente são os mapas e a anexação dos assentamentos da Cisjordânia.

Para examinar profundamente a visão oferecida no plano detalhado de 80 páginas de Trump, precisamos considerar como podemos catalisá-lo e complementá-lo. É necessário combinar o plano de Trump com uma força adicional, que possa conectar e aproximar as pessoas.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, a verdadeira paz virá do alto, como está escrito, que “Aquele que cria paz em Suas alturas celestes, que por sua misericórdia crie paz para nós e para todo Israel”. A paz entre nós e todas as outras nações virá somente quando nos unirmos pacificamente, com amizade e solidariedade interna. Cumpriremos então nosso destino de trazer paz ao mundo.

“Israel é uma luz para o mundo. Os corações e a história de nosso povo estão entrelaçados. A Terra de Israel é um lar antigo, um local sagrado de culto e uma promessa solene ao povo judeu de que nunca mais repetiremos a hora mais sombria da história ”, afirmou o presidente Trump na cerimônia de lançamento de seu plano de paz. Outros líderes mundiais também destacaram a importância de um Israel forte e seguro para a humanidade durante a lembrança do 75º aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau, que ocorreu poucos dias antes em Yad Vashem, Jerusalém.

Por Que Há Tanta Atenção Em Israel Das Nações Do Mundo?

A atenção da comunidade internacional para Israel não é coincidência. O que o mundo espera de nós? Inconscientemente, esperam que nos unamos. Através de nossa unidade, nos tornaremos “uma luz para as nações”. Como Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) escreveu em seu ensaio, “O Arvut (Garantia Mútua)”: “A nação israelense foi estabelecida como um canal na medida em que que eles se purificam [do egoísmo], eles transmitem seu poder para o resto das nações”.

O princípio fundador do povo judeu é: “Ame seu próximo como a si mesmo”. O amor fraterno e a garantia mútua são as chaves para nossa segurança e prosperidade. Quando nos elevamos acima de nossos conflitos e disputas, liberamos uma força positiva na natureza que neutraliza ameaças e traz tranquilidade. É a força que mantém o equilíbrio da criação, e sua ausência entre nós causa o declínio da sociedade.

Poderíamos alcançar a paz se reacendêssemos o amor fraterno que cultivamos séculos atrás e compartilhássemos o método para alcançá-lo com todos. A paz entre nós traria paz global. A sensação de solidariedade entre nós traria segurança política e força nacional. É assim que seríamos o exemplo de “justos” e as nações desejarim ser como nós.

Justo Entre As Nações

Justo é quem ama e deseja estar conectado com todos, justificando cada pessoa.

Por quê? Porque o mal emana do indivíduo sozinho e não do outro, como está escrito no Talmude: “Toda pessoa julga os outros conforme suas próprias deficiências”. Uma pessoa é um mundo pequeno, escreveram nossos sábios no Midrash Tanhuma. Assim, tudo o que uma pessoa considera ruim e prejudicial é, na verdade, derivado de sua própria percepção distorcida da realidade, porque o egoísmo inerente à pessoa, o desejo de desfrutar às custas dos outros, projeta uma realidade negativa diante de seus olhos em muitos níveis diferentes.

Mas basta que desejemos sinceramente transmitir bondade e confiança a todos os habitantes do mundo, a fim de atrair a força superior da natureza que corrigirá todos os desequilíbrios. Como isso poderia ser possível? Nosso esforço para conectar o povo judeu permite alcançar a meta desejada, atraindo a força da conexão de cima. A força da conexão em Israel pode irradiar um poder positivo capaz de permear todas as pessoas na humanidade.

Foi-nos dado o método da conexão, a sabedoria da Cabalá, com o único propósito de conectar-se na sociedade humana “como um homem com um coração”. Ao alcançar esse estado, seremos capazes de fornecer um exemplo positivo e unificador para o resto do mundo. A unificação do povo judeu reduzirá as chamas de ódio entre as nações do mundo, unificando a humanidade como uma comunidade global. Isso não seria apenas um grande acordo, mas o acordo de todos os tempos.