A Singularidade Da Força Que Nos Governa, Parte 4

232.1Olhos E Coração Abertos

Baal HaSulam escreve no Shamati 1, “Não Há Outro Além Dele”: E ele, que sempre sente que a parte é maior que o todo, ou seja, que há muito mais descidas do que subidas, e não vê um fim para esses estados, permanecerá para sempre fora da santidade [lutando pelo Criador], pois vê que é difícil observar até mesmo que um pouquinho [menor ação espiritual, unir-se ao Criador por dentro e por fora], a menos que seja acima da razão.

E somente pela fé acima da razão, apesar de toda a confusão que o Criador cria nele, ele pode fazer isso. Mas ele nem sempre é capaz de superar esses obstáculos e vê que não há fim para eles. Como isso vai acabar?

Quando uma pessoa está completamente desapontada com suas habilidades, a fim de descobrir o Criador em tudo o que existe, inclusive ela própria, ela decide que não há ninguém que possa ajudá-la – apenas o próprio Criador.

De fato, se existe uma única força, uma única fonte de tudo o que está acontecendo, então, obviamente, é apenas a Ele que devemos recorrer, se quisermos mudar alguma coisa.

Portanto, uma demanda real pelo Criador nasce em uma pessoa para que Ele abra os olhos e o coração, a mente e os sentimentos, e realmente aproxime a pessoa da união com Ele para sempre. E isso só pode ser feito pelo próprio Criador.

Quando a pessoa começa a perceber isso, ela percebe que todos os anos anteriores e às vezes mais, todas as condições pelas quais passou, não eram inúteis. O Criador a preparou especialmente para que ela tivesse uma demanda real por Ele, que o Criador lhe abrisse os olhos e o coração e, na realidade, a aproximasse mais da unidade com Ele mesmo.

Acontece que todas as rejeições que ela sentiu vieram do próprio Criador, não porque a pessoa era má e não tinha forças para superar todos os obstáculos e confusões, mas especificamente para excitar a pessoa, para dar a ela a oportunidade de procurar o caminho para o Criador e determinar exatamente quem Ele é.

É por isso que o Criador brincou com ela por muitos anos, para que a pessoa dentro de si pudesse perceber, definir e revelar claramente sua atitude correta em relação ao Criador.

E apenas para alguém que realmente quer se aproximar do Criador, isto é, para alguém que não deixa esse caminho de maneira alguma, apesar do fato de que fica decepcionado todas as vezes e não vê fim para todas as coisas que acontecem com ele – elas dão ajuda de cima, não permitindo que ele se satisfaça com as pequenas coisas e fique no estágio de uma criança pequena e irracional, para que ninguém tenha a oportunidade de dizer que tem algum tipo de técnica de correção, algumas boas ações e está satisfeito com isso.

A pessoa que está realmente lutando pela verdade não pode parar. Ela deve atingir um estado em que o Criador se revele nela ou em um volume absolutamente completo.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 24/11/19

Comente