Vida E Morte, Parte 9

laitman_214O Cabalista Teme A Morte?

Pergunta: Qual é a atitude correta em relação à morte?

Resposta: Eu penso que a melhor atitude é não pensar na morte, mas, antes, acreditar que existimos infinitamente, eternamente. Devemos garantir que alcancemos essa eternidade e infinito, pelo menos parcialmente, nesta vida, em nosso estado corporal.

Afinal, durante a nossa vida, nós existimos para revelar doação e amor como um meio de alcançar a eternidade, perfeição e o Criador, a força superior que controla tudo isso. Nosso avanço deve consistir nisso.

Ao pensar na vida animalesca e na morte, verifique-se: você realmente se importa com isso? Se você se importa, ainda não está aspirando seriamente às qualidades espirituais. Quando você está envolvido com a espiritualidade, não se importa com nada que aconteça com o seu corpo, esteja ele vivo ou não. Você existe e deseja existir na qualidade de doação e amor.

Pergunta: Um Cabalista se importa com seu corpo proteico? Através dele, entra em contato com outras pessoas que ainda não estão na espiritualidade. Se ele não tivesse esse corpo, não seria capaz de se comunicar com seus alunos.

Resposta: Sim, ele cuida do corpo, mas em um sentido mínimo, que é chamado de condição “necessária e suficiente”.

Pergunta: Um Cabalista pensa sobre o que acontecerá com seus alunos e sua família após sua morte?

Resposta: Família é uma preocupação corporal usual. Os alunos, no entanto, são uma coisa completamente diferente. Ele precisa prepará-los para que eles permaneçam com uma boa reserva de conhecimento e metodologia. É necessário organizar um ambiente de laboratório para que eles possam testar a si mesmos e avançar.

Pergunta: Isso significa que um Cabalista tem medo da morte, mas não no sentido egoísta?

Resposta: Não é o medo da morte, mas o desejo de deixar para trás um mundo que seja maximamente direcionado ao objetivo da criação e de nenhuma outra maneira.

O que mais você pode deixar? Não há mais nada. Estamos nos aproximando do estado em que uma pessoa começa a entender que a única maneira de deixar algo para trás é na forma de boas ações. Essas boas ações são registradas em sua conta e são um grande ganho na vida.

Pergunta: Até onde eu entendo, as boas ações são levar outras pessoas à revelação do Criador. Existem outras boas ações que você pode fazer em relação a outra pessoa?

Resposta: Não há mais nada: apenas aproximar os outros do Criador.

De KabTV, “Fundamentos da Cabalá”, 14/01/19

Comente