Vida E Morte, Parte 4

laitman_224Medo Da Morte E Outras Metamorfoses Psicológicas

Pergunta: Em nosso mundo, alguém vive, alguém morre. Por que esse processo está acontecendo?

Resposta: Em nosso mundo, tudo acontece por analogia com o mundo superior. Quando desejos e intenções no mundo espiritual se unem e a qualidade de doação surge neles, isso se chama vida.

Se esses desejos desmoronam e não conseguem se conectar entre si para conduzir a qualidade de doação e amor, essa separação é chamada de morte.

Pergunta: Existem rituais funerários especiais de acordo com as leis Cabalísticas?

Resposta: Não, com certeza! A Cabalá não tem nada a ver com o nosso corpo. Ela o considera apenas um animal e não fala sobre ele de forma alguma.

Pergunta: Por que existe o medo da morte?

Resposta: O medo da morte existe porque a pessoa não sabe o que vem a seguir. Parece-lhe que ela continua a existir.

Pergunta: Eu vou esclarecer a pergunta: por que o Criador nos faz temer a morte? Imagine uma realidade em que uma pessoa não tenha medo da morte.

Resposta: Deus proíba. Então ela não alcançaria nenhum resultado em sua vida, mas apenas existiria. O medo da morte de nossa juventude nos leva adiante para o sentido da vida, para alcançar, realizar e revelá-lo.

Pergunta: O que você pode dizer sobre a morte clínica? Muitas pessoas que a experimentaram passaram pelos mesmos estados: elas veem a luz, um túnel e sentem que estão fora do corpo.

Resposta: Eu também os experimentei e os senti. São todos os tipos de metamorfoses psicológicas que sentimos em um estado de morte clínica. Eles não têm nada a ver com estados espirituais.

Pergunta: É possível dizer que uma morte trágica é uma punição por alguns pecados? Ou a Cabalá não pensa assim?

Resposta: Não. Não podemos atribuir situações diferentes à nossa compreensão de por que isso aconteceu e o que acontecerá a seguir.

Uma pessoa deve sempre se sentir em um estado de livre arbítrio, liberdade de escolha: para que eu existo, pelo que vivo, como posso subir ao nível em que realmente farei algo realmente útil em minha vida.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 14/01/19