Vida E Morte, Parte 3

laitman_961.1Vida E Morte Do Ponto De Vista Da Cabalá

Pergunta: Durante milhares de anos do desenvolvimento da civilização humana, houve um grande número de todos os tipos de crenças. É surpreendente, mas verdadeiro, que quase todas as crenças falaram sobre a vida após a morte. Todo mundo acredita nisso. O que a Cabalá diz sobre isso?

Resposta: A Cabalá diz que a vida não é a existência do nosso corpo proteico e sua morte; é ser preenchido com a força superior, independentemente do estado em que nosso corpo se encontra.

Em outras palavras, temos a oportunidade de adquirir o desejo de doar, fora de nós mesmos, saindo de nós mesmos, de nosso egoísmo. Quando uma pessoa sai de si mesma e deseja satisfazer os outros, nesse estado, ela recebe o preenchimento de cima para passá-lo aos outros. Essa satisfação que passa através dela para os outros é a vida.

Meu desejo de preencher alguém fora de mim é chamado de vida. Eu quero preencher quase todo mundo. Se eu me relaciono com os outros e através deles com o Criador dessa maneira, uma grande luz passa através de mim, e essa luz, que me preenche, é chamada vida.

Pergunta: Então o que é a morte?

Resposta: No mundo espiritual, a morte é a queda da qualidade de doação para a qualidade de recepção. Isto é, o desejo de receber para si mesmo, de se encerrar em todos os prazeres, é a morte espiritual.

Pergunta: Isso significa que se estamos agora no desejo de receber, estamos mortos do ponto de vista do mundo espiritual?

Resposta: Do ponto de vista do mundo espiritual, não estamos mortos, nem sequer existimos.

Pergunta: Uma pessoa determina por si mesma se está viva ou morta no mundo espiritual?

Resposta: Sim. Se ela alcançou o estado de vida e essa qualidade cai dela e a luz desaparece, ela diz: “Agora estou no estado de morte”.

Enquanto isso, não estamos em nenhum estado. No que diz respeito aos estados espirituais, somos considerados animais, não pessoas.

Pergunta: É possível dizer que existimos em potencial?

Resposta: Sim. Podemos alcançar um grau espiritual e nos tornar pessoas, mas até agora não temos isso dentro de nós.

Pergunta: Qual é a raiz espiritual da morte?

Resposta: É uma transição para um estado diferente. No entanto, não é morte. De fato, não há morte. Consideramos a morte a ausência de desejo de doar, que é a natureza do Criador. Quando se manifesta em nós, chamamos isso de vida.

De KabTV, “Fundamentos da Cabalá”, 14/01/19