Revele A Liberdade De Escolha E Escolha Se Fundir Com O Criador

laitman_962.5Dizem os sábios: “O caminho longo é curto, e o caminho curto é longo.” O Criador quer que nos vejamos não como justos que não têm nada para corrigir, mas como pecadores e nos elevar acima de nossos defeitos, sobre nossa separação e incapacidade de doar.

Eu revelo que sou pecador e luto para me tornar justo. O justo é aquele que justifica o Criador. Nada é exigido de nós, exceto essa justificativa, tudo o mais é feito de cima.

O caminho longo ou curto, eu decido conforme a minha capacidade de justificar o Criador. Talvez eu esteja apenas no começo do caminho, mas me aderi completamente ao Criador. Não é a própria condição que importa para o Criador, mas os esforços feitos por nós, pois apreciamos os esforços de um bebê em uma questão insignificante e somos tocados por eles mais do que os grandes sucessos de uma criança crescida.

A própria pessoa determina onde está. Talvez ela esteja longe do Criador, mas use esse distanciamento como uma oportunidade para mostrar sua devoção e proximidade com Ele. Então o longo caminho se torna curto. Um caminho curto pode ser longo se a pessoa pensa que já está perto do Criador. Portanto, julgamos não por nossas sensações, mas apenas por nossa capacidade de justificar o Criador, então já podemos alcançar a correção. 1

No artigo do Baal HaSulam, “Você Me Cercou Por Trás e Pela Frente”: “Você me cercou por trás e pela frente”, ou seja, a revelação e ocultação da face do Criador. Isso porque, de fato, “Seu reino domina sobre todos”, e tudo voltará à sua raiz, porque não há lugar vago Dele. Mas a diferença está no presente ou no futuro, porque quem conecta os dois mundos descobre Suas vestimentas no presente, que tudo o que é feito é uma vestimenta para a revelação da Shechina [Divindade].

Uma pessoa para quem o presente e o futuro são o mesmo, sente que já tem a revelação do Criador; isto é, tudo o que acontece é uma manifestação das ações da força superior.

Se eu imagino que não sou eu agindo agora, mas o Criador agindo em mim, então o presente e o futuro estão conectados por mim e não resta mais nada além deste momento. O tempo não existe. Se o próximo momento importa para mim, eu estou em uma condição defeituosa agora.

O futuro existe apenas para cancelá-lo e trazê-lo para o presente. Por isso, devo imaginar que o Criador me governa a todo momento, e para mim não há momento seguinte, porque estou completamente em poder Dele. 2

O Criador quer que descubramos que Ele nos controla o tempo todo, como um cavaleiro com um cavalo, e nos leva ao bem. Se eu revelo a boa gestão superior, então para mim a diferença entre o presente e o futuro desaparece, tudo termina no momento presente. Assim que eu me fundo com o Criador, o tempo desaparece porque não importa para mim o que Ele fará comigo, não espero nada de novo. 3

É um erro pensar que no passado eu mesmo decidi algo e fiz algo errado, o que levou a um estado ruim hoje. Acontece que eu nego a singularidade do Criador se afirmo que no passado não era o Seu governo, mas que eu me governei.

Tudo o que ocorreu até esse momento aconteceu de acordo com a vontade da gestão mais elevada, e sou proibido de lamentar o passado. Eu tenho que me ater ao momento presente.

O livre arbítrio do cavalo não é andar contra a vontade do cavaleiro e nem mesmo adivinhar seus desejos com antecedência. A liberdade do cavalo é trabalhar contra a sua vontade. É aqui que ele revela a liberdade de escolha: estar no poder do Criador o tempo todo e se fundir com Ele. O estado não pode ser congelado; ele muda o tempo todo. E eu tenho que mudar a mim mesmo, permanecendo em constante fusão com o Criador, apesar das mudanças nas condições. 4

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá, 6/12/19, Escritos do Baal HaSulam, “Você me Cercou Por Trás e Pela Frente”

1 Minuto 7:50
2 Minuto 18:20
3 Minuto 20:48
4 Minuto 25:00