“O Ponto Mais Importante Dos Incêndios Florestais Australianos” (Kabnet)

KabNet publicou meu novo artigo: “O Ponto Mais Importante Dos Incêndios Florestais Australianos

A devastação total dos incêndios na Austrália em 2019-2020 é um exemplo pungente de como o planeta não pode mais nos suportar.

Uma vez que nós, como sociedade humana, ainda não alcançamos a consciência de que a natureza é um organismo vivo, tratando-a como sem vida, pensando que podemos explorá-la e abusá-la como desejamos, assim, nos deparamos com suas duras contrariedades uma e outra vez.

A natureza, que não é menos que o universo, é nosso lar e nossa alma. É superior a nós, e é assim que precisamos nos relacionar com ela para uma existência harmoniosa e equilibrada. No entanto, atualmente nos relacionamos com ela como inferiores e, portanto, experimentamos o oposto: uma amálgama de problemas e crises que nos afetam negativamente de inúmeras maneiras.

A natureza é uma força e um pensamento que nos inclui dentro de si. Ela nos deu nascimento, e não pode ser que aquele que dá à luz seja inferior àquele a quem deu à luz.

“Se despertássemos para a profunda interconexão e interdependência de todos e de tudo, veríamos a imensa quantidade de danos que estamos causando no planeta e em nós mesmos”.

Portanto, temos um problema. Iniciamos nosso curso de colisão com o planeta há muito tempo e agora estamos gradualmente começando a ver suas respostas. As respostas negativas que sentimos hoje são todas para nos acordar despertar de como precisamos nos relacionar com a natureza: como um único organismo vivo do qual somos parte. Assim, seríamos capazes de sofrer transformações em nossas atitudes em relação à natureza, desenvolvendo relações entre si e com a natureza, assim como as células e os órgãos do corpo humano. Pretenderíamos então beneficiar de maneira ideal todo o corpo da humanidade e da natureza em cada movimento que fazemos.

Se despertássemos para a profunda interconexão e interdependência de todos e de tudo, veríamos a imensa quantidade de danos que estamos causando no planeta e em nós mesmos. Além disso, veríamos como o dano é causado principalmente no nível das relações humanas, ou seja, nossas atitudes mútuas. Jamais tínhamos vivido um período da história como vivemos hoje, onde o ódio profundo e esmagador ressoa por toda a humanidade.

A natureza não pode tolerar esse ódio. Mais do que qualquer outra influência que nós, como seres humanos, temos nos níveis inanimado, vegetativo e animado da natureza, nossa influência negativa sobre o outro é o que causa a pior resposta negativa da natureza para conosco.

Os atuais incêndios florestais australianos, juntamente com a crescente quantidade e intensidade de desastres ecológicos que estamos enfrentando em nossos dias, incorporam a mão dura da natureza que tem como objetivo nos mostrar que o problema é apenas de nossas atitudes um com o outro. Ao mudar essas atitudes, ou seja, ao pretender se elevar acima do ódio que se expande entre nós e se conectar positivamente, desencadearíamos um efeito dominó que enviaria ondulações harmoniosas por toda a natureza. Em resposta, o feedback da natureza também se tornaria favorável para nós, e os desastres ecológicos seriam vistos como algo do passado.