O Método De Correção, Parte 8

laitman_933Quando Um Amigo Está Sempre Diante De Seus Olhos

Baal HaSulam, “O Amor pelo Criador e o Amor pelos Seres Criados”: Afinal, uma pessoa certamente se ama com todo o coração, alma e força, mas, no que diz respeito ao Criador, ela pode se enganar; e com seu amigo, ela sempre se espalha diante de seus olhos.

A lei da correção de se relacionar com um amigo é ainda mais importante do que se relacionar com o Criador, porque é assim que a pessoa pode se aproximar dele. Não consigo imaginar o Criador, mas um amigo está constantemente à minha frente e posso verificar claramente como me relaciono com ele.

Observação: Baal HaSulam escreve que o método de correção da percepção egocêntrica do mundo, com as preocupações de autossatisfação e preenchimento, foi dado a toda a nação, que era um conjunto de representantes das diferentes nações da Babilônia.

Meu Comentário: Eles receberam a condição de que todos tinham que aceitar o princípio de “amar o próximo como a si mesmo” como um meio de alcançar a adesão ao Criador.

Naquela época, a antiga Babilônia estava passando por um declínio, que é chamado de “torre babilônica”. O egoísmo subitamente subira, o ódio entre si irrompeu, e as pessoas tornaram-se incapazes de coexistir pacificamente entre si, o que levou à destruição do império babilônio. O mesmo aconteceu durante o tempo do rabino Akiva no momento da destruição do Templo.

Pergunta: Nós recebemos o amor próprio para que percebêssemos com que finalidade devemos amar um amigo, cuidar dele?

Resposta: Claro. Somente pelo oposto você pode entender.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 07/02/19

Comente