O Método De Correção, Parte 6

laitman_571.01Pelo Bem Do Próximo Ou Pelo Bem Do Criador?

Pergunta: Baal HaSulam escreve que o método da Cabalá envolve duas partes. A primeira parte é a correção do relacionamento de uma pessoa com o Criador; a segunda parte é a correção do relacionamento de uma pessoa com seu amigo. A segunda parte é preferível. Nos estágios iniciais de desenvolvimento, é mais importante.

Depois, Baal HaSulam enfatiza uma coisa muito interessante: não há diferença se uma pessoa trabalha pelo bem de seu amigo ou pelo bem do Criador, pois tudo fora dela parece inexistente.

Por que não há diferença entre trabalhar para o Criador e para outra pessoa?

Resposta: Porque isso vai além dos limites do meu egoísmo e não importa para mim para quem eu trabalho. Se você escolher com quem negociar, de quem receber, é claro que o Criador é mais preferível do que outra pessoa. Mas se você dá a alguém fora de si mesmo, fora do seu egoísmo, então não importa para quem vai. Se não tenho nada disso, se vai ao infinito.

Pergunta: Existe alguma diferença se é o Criador ou apenas outra pessoa, mesmo uma muito importante?

Resposta: Que diferença faz se não há houver nada para mim? É vazio.

Pergunta: E se houver algo?

Resposta: Então isso não é mais doação. A doação em si deve ser importante, mas não importa se é para o próximo ou para o Criador. Precisamente a doação é a propriedade do Criador.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 07/02/19

Comente