Liberdade De Escolha, Parte 5

laitman_947Escolha O Melhor Ambiente

Baal HaSulam “A Liberdade”: Portanto, quem se esforça para escolher continuamente um ambiente melhor é digno de elogios e recompensas. Mas aqui também não é por causa de seus bons pensamentos e ações, que chegam a ele sem sua escolha, mas por causa de seu esforço para adquirir um bom ambiente, que lhe traz esses bons pensamentos e ações.

Uma pessoa que escolhe o melhor ambiente a cada vez recebe uma recompensa: seu próximo, melhor e mais avançado estado.

Pergunta: O surgimento de bons ou maus pensamentos em mim também não é de mim?

Resposta: Não. Mas o que você faz com eles é de você.

Você pode “se programar” para o futuro. Eu enfatizo: “mais ou menos”. De fato, para desenvolver um maior livre arbítrio em você, suas configurações serão derrubadas toda vez, dando-lhe a oportunidade de se direcionar para a meta com maior precisão. Como um navio do mar que entra no leito de um rio cheio de galhos, é constantemente guiado; você precisa se mover da mesma maneira.

Pergunta: Então, ser uma pessoa boa ou ruim, fazer o bem ou o mal, não depende da pessoa?

Resposta: Não. Apenas escolhendo o seu ambiente, como resultado disso, você faz boas ou más ações.

Além disso, você deve sempre tentar fazer uma boa ação contra seu estado anterior e uma má em relação ao seu estado futuro; então, o próximo estado será melhor. E não se desespere se seu próximo estado lhe for mostrado: “Ah, entendeu?! E você não é o único”. Isso é para empurrá-lo para a frente.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 04/02/19

Comente