Dê Uma Olhada No Mundo Com Olhos Altruístas

laitman_766.4Observação: Existem dois tipos de percepção do mundo. A primeira é através do sentimento pessoal e do cérebro de uma pessoa que percebe o nosso mundo através de seus cinco órgãos sensoriais. A segunda é através do ambiente, quando o indivíduo vê o mundo através das pessoas ao seu redor.

O objetivo de todos neste mundo é conhecer o Criador. De acordo com a Cabalá, a pessoa não pode explorar o Criador através dos cinco sentidos habituais, mas apenas através da sociedade, isto é, a sociedade como visão, o objetivo, através da qual olho para o Criador. Não posso vê-Lo diretamente, mas se aprender a olhar através da sociedade, posso determinar claramente quem é o Criador.

Meu Comentário: O fato é que precisamos desfocar nossa visão, ou melhor, nossas sensações. Agora nós os temos presos por nossa realização egoísta e, portanto, não sentimos o Criador.

Portanto, precisamos olhar o mundo com olhos altruístas, isto é, com a qualidade de doação. Digamos que o mundo inteiro seja nosso filhinho, a quem amamos loucamente. Então, como olharíamos o mundo com amor?

No entanto, isso é insuficiente, porque ainda o veríamos egoisticamente. Precisamos encarar isso com amor altruísta, ou seja, como se fosse absolutamente independente de nós mesmos. Agora imagine, em vez de seu filho, que é o mundo inteiro para você, um estranho e, melhor ainda, uma pessoa que você mais odeia. Você deve, assim, desfocar-se, afastar-se da sua visão egoísta do mundo, através de um prisma que o transforma completamente de dentro para fora e, através dele, você verá o Criador.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 04/02/19