Construindo A Sociedade Do Futuro, Parte 3

laitman_427.02Para Alcançar O Estado De Doação

Pergunta: A natureza obriga a cumprir a lei da recepção, e nos preocupamos constantemente em satisfazer nossas próprias necessidades. Isso é normal, somos criados dessa maneira. A segunda lei, “dar à sociedade, cuidar da sociedade, do próximo”, está escondida de nós.

No entanto, o Criador nos obriga a obedecer a essa lei, enviando-nos golpes e sofrimento; nós simplesmente não os associamos ao não cumprimento desta lei. Afinal, não temos liberdade de escolha? Como escreve Baal HaSulam: nosso dever absoluto é obedecer completamente à lei da natureza.

Resposta: Não, uma pessoa não é estritamente obrigada a isso, mas apenas pressionada a querer que ela adote a lei da doação conscientemente, percebendo sua necessidade.

O que significa realizar? Quando eu sou, pode-se dizer, minha própria consciência cívica, entendo que preciso fazer isso. Não por mim, mas pelos outros e pelo Criador. Eu aceito esta lei e a executo não involuntariamente, mas porque percebo o quanto posso fazer com essa ação pelos outros e pelo Criador. Só por causa deles! Em nenhum caso por minha causa!

Isso não me torna um animal ainda mais desenvolvido, mantendo-se no mesmo nível de outros animais, porque uma pessoa não possui cumprimento instintivo automático das leis da natureza; é preciso cumpri-las. O fato é que devo atingir um nível completamente diferente, a qualidade de doação e amor, não o cumprimento instintivo das leis da natureza. Com isso, subo ao nível do Criador.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 07/02/19

Comente