Blitz de Dicas De Cabalá – 27/10/19

laitman_600.04Pergunta: Quando eu alcançar a raiz superior, ainda terei o desejo de mudar alguma coisa nos ramos?

Resposta: Certamente! Porque precisamos alcançar total semelhança com o mundo superior precisamente enquanto estamos em nosso mundo para conectar os dois mundos. É por isso que existimos.

Pergunta: Se uma mulher é leal a seu professor Cabalístico, ele pode transmitir seu conhecimento a ela? Ou isso afeta apenas homens?

Resposta: Não faz diferença se é uma mulher ou um homem. A lealdade não precisa ser do professor Cabalista, mas do método de correção.

Pergunta: Por que um professor transmite informações especificamente através de alegorias?

Resposta: De que outra forma é possível falar sobre o mundo espiritual, se não através de algum tipo de exemplo ou história? Você vê que é necessário causar algum tipo de impressão em nosso mundo, apresentar algo semelhante, para que o estudante entenda que, tanto quanto parece, o assunto acontece assim no mundo superior. Caso contrário, ele não pode transmitir esse conhecimento. Portanto, há um lugar para alegorias e todos os tipos de símbolos na sabedoria da Cabalá.

Pergunta: De onde vem o desejo de uma pessoa de encontrar um professor ou um guia?

Resposta: Isso não depende da pessoa; é assim que a atraem para um professor e, através do professor, para um objetivo maior, para a raiz de sua alma.

Pergunta: Como alguém trabalha com fontes externas que provam a verdade da sabedoria da Cabalá?

Resposta: Não conheço outras fontes! A resposta é final e definitiva. Se uma pessoa está em fontes externas, isso significa que está simplesmente se confundindo, não tem esperança de descobrir nada corretamente.

Pergunta: No futuro, haverá um chefe da organização Bnei Baruch, um novo professor, ou haverá uma dezena?

Resposta: O que você quer dizer com no futuro? Ainda hoje temos professores além de mim. São dezenas de meus estudantes. Qualquer pessoa que tenha sido designada como palestrante por nossa organização é um professor que eu posso recomendar a você. E, como em qualquer outra ciência, cada um ensina em seu próprio estilo, e você já escolhe por si próprio.

Pergunta: O que vale a pena copiar de um professor?

Resposta: Não há necessidade de copiar nada, exceto como o professor mostra ao estudante o quanto ele deseja alcançar essa sabedoria, descobri-la. Você deve ter inveja de um professor que tem um desejo tão grande, mesmo que ele já esteja envolvido com a sabedoria da Cabalá há muitos anos. Por exemplo, eu já estou envolvido com isso há 40 anos e, no entanto, meu desejo não diminuiu.

Pergunta: Um professor precisa desviar um estudante intencionalmente do caminho para o seu desenvolvimento? Ou o professor o guia apenas suavemente?

Resposta: O professor não desvia o estudante do caminho. É o egoísmo natural do estudante que não permite que ele concorde plenamente com o professor e o desvia do caminho. Mas, ao mesmo tempo, mudanças como essas também são úteis.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 27/10/19