Arvut (Garantia Mútua) – A Lei Espiritual

laitman_263Garantia mútua (Arvut) é a lei geral da criação, bem como a lei particular de qualquer ser humano. Se verificarmos constantemente o cumprimento desta lei, não nos enganaremos e avançaremos para o objetivo da criação da maneira mais curta possível. Se eu parar de verificar a garantia mútua, vou imediatamente tropeçar, cair ou perder a direção e terei que voltar à conexão da garantia mútua novamente para ter certeza de que estou seguindo na direção certa. Na medida em que sinto falta da garantia mútua em mim mesmo e faço um esforço para alcançá-la, orar e me incluir no grupo, eu avanço e me elevo do caminho do sofrimento para o caminho da luz.

A lei da garantia mútua e minha atitude em relação à unificação determinam todo o meu avanço e até que ponto meu caminho será reto e direto, sem cair e cair. Uma queda se torna tão rápida quanto o beliscão do diabo, apenas um segundo é suficiente para acordar e dar um passo à frente. Eu caio e acordo, caio e acordo, com grande velocidade, milhares de vezes por dia.

Portanto, é preciso sentir como a lei da garantia mútua opera dentro de toda a criação agora. Ainda existimos no sistema corrigido agora, mas simplesmente não podemos vê-lo porque julgamos por nossas falhas; portanto, vemos o sistema como corrompido. Cada vez, precisamos ver o sistema cada vez mais corrigido, cada vez mais incluídos na garantia mútua, e esse é todo o nosso trabalho.

O teste é o quanto eu me humilho na frente da sociedade. Se o grupo aceitou alguma condição para seu avanço, eu posso concordar ou não; mas até que eu compartilhe a opinião do grupo, não cumprirei a lei da garantia mútua e, portanto, não serei direcionado à espiritualidade, ao propósito da criação, ao objetivo da vida, ao Criador que está no centro do grupo. Portanto, devo verificar constantemente até que ponto concordo com o grupo, com o professor, com o que os Cabalistas escrevem e, dessa maneira, me direcionar para a correção com mais precisão. Em essência, esta é a correção.

Garantia mútua é a lei de ferro do sistema espiritual. É realizada em nós a cada momento, sempre nos fazendo voltar à doação, à fé acima da razão, na direção da meta, forçando-nos a nos incluir no grupo e nos rebaixar perante a dezena. Tudo isso está incluído na lei da garantia mútua. Garantia mútua é o nome comum para o total de condições que devemos cumprir para nos tornarmos um homem (Adam) no sistema de Adam HaRishon.1

Doar a uma pessoa é mais importante do que doar diretamente ao Criador. O amor pelo seu próximo como a si mesmo precede o amor pelo Criador. O amor pelo Criador surge na medida em que percebemos o amor pelo próximo, vem da luz superior que preenche os Kelim corrigidos. Acontece que todo o nosso trabalho é preencher os seres criados.2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/12/19, Escritos do Baal HaSulam, “The Arvut (Garantia Mútua)”

1 Minuto 0:55
2 Minuto 42:17

Comente