A Escolha Judaica: Unidade Ou Antissemitismo – Não É Uma Conexão Simples

laitman_962.5A conexão que a Cabalá oferece como solução para todos os problemas não é tão simples quanto pode parecer à primeira vista. Inicialmente, este tópico pode causar confusão e mal-entendidos. Se olharmos para o nosso caminho histórico, sempre foi benéfico para o povo de Israel se conectar? Por um lado, a conexão é boa. Mas é importante em que nível ela ocorre.

Talvez estejamos nos afastando de todos os outros com essa conexão? Ou estamos egoisticamente nos conectando para escapar dos problemas corporais? Ou estamos conectados para cumprir nossa missão espiritual em relação ao mundo inteiro? O povo de Israel pode se conectar de maneiras diferentes e, portanto, sua conexão deve ser avaliada; caso contrário, ficaremos confusos quando for para o bem e quando for prejudicial. Houve muitos períodos na história em que os judeus se conectaram, mas essa conexão apenas demonstrou o quanto não era para o benefício do processo geral de correção.

Por um lado, existimos no mundo corporal, mas, por outro, devemos alcançar nosso propósito espiritual enquanto ainda estamos neste mundo. O que importa é o propósito pelo qual estamos nos aproximando, e também o propósito pelo qual estamos nos afastando. Ambos podem ser benéficos e prejudiciais. É impossível julgar nossa proximidade ou separação sem ambiguidade, mas apenas em relação ao propósito da criação.1

Da 1ª parte da Lição Diária da Cabalá 09/01/20, “A Escolha Judaica: Unidade ou Antiassemitismo”, Capítulo 6

1 Minuto 0:20

Comente