A Escolha Judaica: Unidade Ou Antissemitismo – Antissemitismo Acima Da Natureza

Dr Michael LaitmanDurante o período do último exílio, o povo de Israel não teve consciência de sua missão espiritual. Não vemos tais sinais nas declarações de filósofos e pensadores judeus. A sabedoria da Cabalá foi grandemente ocultada. Foi um período preparatório: agora com mais luz interior ou circundante, e depois menos e, consequentemente, a humanidade foi atraída para uma direção e depois para a outra.

Era uma época em que tínhamos que descobrir nossa atitude em relação às religiões, verificar a que preço estávamos dispostos a vender o judaísmo comum e corporal e deixar a nossa fé. A alma humana consiste em quatro níveis: inanimado, vegetativo, animado e humano; todos esses níveis também precisam ser examinados.

Portanto, a questão não alcançou a sabedoria da Cabalá e nosso dever para com a humanidade, a revelação de que temos uma missão mais elevada do que o simples cumprimento tradicional dos mandamentos.

Este foi um período de escrutínio que continua hoje. Até recentemente, as pessoas na América pensavam que a moderna emancipação e assimilação dos judeus os ajudariam a se dissolver na sociedade americana. Realmente parecia que era possível fazer isso: quase não havia pressão ou antissemitismo definitivo. Se houve alguma rejeição, foi muito inteligente e oculta.

Muitos judeus na América, como fizeram na Alemanha, pensavam que o antissemitismo poderia ser eliminado por uma assimilação ainda maior na sociedade americana, porque o problema é causado pelo fato de que os judeus não são suficientemente dissolvidos nos americanos. Acontece que 3.500 anos atrás, no tempo de Abraão, a nação de Israel emergiu de todas as nações, da Babilônia Antiga, e hoje, estando na Babilônia moderna, queremos retornar e assimilar entre as nações. Este será o nosso fim.

No entanto, falhamos em entender que a escolha agora está se tornando mais espiritual. Afinal, não há grandes problemas com diferenças corporais: costumes, filosofia do judaísmo e educação. No mundo moderno, tudo está misturado.

Surge a pergunta: por que o antissemitismo moderno está crescendo e aumentando em todos os lugares, em todo o mundo? Isso não se aplica à cultura, educação ou estado; é um fenômeno completamente ilógico, irracional e universal que está acima da natureza.1

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/01/20, “A Escolha Judaica: Unidade ou Antissemitismo”, Capítulo 6

1 Minuto 43:00

Comente