Sentido Da Vida, Parte 1

laitman_444O Propósito Da Vida Segundo O Pensamento Superior

Pergunta: Ao longo de toda a história da humanidade, as pessoas procuravam o sentido da vida. Na Grécia antiga e na Roma antiga, eles acreditavam que o objetivo de todas as ações humanas era a busca da felicidade, embora todos entendessem a felicidade à sua maneira.

Os cínicos contentavam-se com pouco: evitar o mal.

Os ideais de vida dos estoicos eram equanimidade, calma em relação a fatores irritantes externos e internos. A maioria das metodologias orientais também seguiu o mesmo princípio.

Na Europa medieval e na Índia, a ideia do sentido da vida estava associada ao respeito aos antepassados ​​e a seguir ideais religiosos. Se olharmos para abordagens e teorias religiosas posteriores, fica claro que o sentido da vida é conhecer a Deus.

É claro que todos entendiam Deus à sua maneira. No entanto, viver em retidão, guardar os mandamentos e amar a Deus era a essência de sua existência.

De acordo com os ensinamentos de Buda, o sentido e o objetivo último da vida é acabar com o sofrimento. A ausência de sofrimento já é, em princípio, prazer. Naturalmente, parar de sofrer significa parar de usar seu egoísmo, seu desejo de receber.

Segundo Confúcio, o principal objetivo da existência humana era criar uma sociedade ideal na qual uma pessoa é uma “engrenagem” e, portanto, está em harmonia.

De acordo com uma pesquisa com pessoas modernas, 26% acreditam que este mundo não tem sentido, 32% que o sentido da vida está no amor, 22% em conhecer o mundo e transferir esse conhecimento para outras pessoas, 8% em alcançar contato completo com Deus.

Qual é o sentido da vida do ponto de vista da Cabalá?

Resposta: Existe um propósito da criação, inicialmente incorporado na criação de uma pessoa e no mundo em que ela foi criada. Consiste no fato de que, através do nosso desenvolvimento neste mundo, no ambiente em que somos colocados entre a natureza inanimada, vegetativa e animada e a sociedade humana, podemos revelar o Criador que controla isso. O sentido da vida está em alcançar o Criador durante a nossa vida corporal.

Pergunta: Como isso difere de outros métodos que também professam a realização do Criador, o amor por Ele e o cumprimento de Seus mandamentos?

Resposta: Na Cabalá, queremos dizer a revelação absolutamente explícita do Criador em tudo o que nos rodeia quando o alcançamos, assim como atingimos qualquer outra parte absolutamente explícita da natureza.

Pergunta: Onde isso é alcançado? Eu O vejo, sinto e ouço?

Resposta: Isso é alcançado em tudo que acontece dentro de mim e ao meu redor: eu começo a revelar a força governante superior, que está em todas as ações, propriedades e fenômenos. A manifestação da força superior me dá a ideia de que estou em um mundo completamente novo: um mundo em que existe quem o controla.

A força superior da governança se manifesta em absolutamente todas as propriedades, mudanças na natureza, em mim, em minha mente e sentimentos, em tudo o que acontece com cada um dos habitantes deste mundo. Além disso, ela se manifesta através deles e, portanto, revela seu objetivo: como liderar inúmeras criações em diferentes níveis – inanimado, vegetativo, animal e humano – até a harmonia absoluta, a conexão entre si, para completar a interação integral.

Essa percepção da força, objetivo e plano únicos, quando todas as ações estão conectadas em uma e tudo se resume a um único estado que devemos alcançar de acordo com o pensamento superior, é chamado de “o Criador”.

Nós chegamos a um estado em que vemos, sentimos e percebemos claramente que não há nada além do Criador. Existe apenas essa força que nos criou especificamente para demonstrar sua singularidade, sua grandeza, sua força e sua universalidade.

De KabTV, “Fundamentos da Cabalá”, 14/01/19